Tecnologia e Inovação | 24 de novembro de 2016

Plataforma com exercícios de fonoaudiologia vence o prêmio Empreenda Saúde 2016

De forma lúdica, jogos ajudam crianças com problemas de fala
plataforma-com-exercicios-de-fonoaudiologia-vence-o-premio-empreenda-saude-2016

A startup Fófuuu, plataforma de games que usa linguagem lúdica para ampliar a adesão ao tratamento fonoaudiológico por parte de crianças com problemas de fala e aprendizagem, foi o projeto vencedor da 2ª edição do Prêmio Empreenda Saúde. A iniciativa da Everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, tem por objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação, desenvolver talentos e reconhecer negócios com grande potencial no setor de saúde. A celebração ocorreu dia 17 de novembro no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

plataforma-com-exercicios-de-fonoaudiologia-vence-o-premio-empreenda-saude-20161

O projeto, liderado por Bruno Tachinardi, une medicina e tecnologia de software para desenvolver exercícios de fonoaudiologia, utilizando uma interface de videogame. O objetivo é reinventar a experiência dos tratamentos por meio de brincadeiras, impactando positivamente a vida e o desenvolvimento de crianças com problemas de fala (com lábio leporino, por exemplo) e de aprendizado.

Com a premiação, a Fófuuu recebeu R$ 50 mil em barras de ouro e passou a contar com o acompanhamento profissional especializado da Everis, para colocar o plano de negócios em prática no mercado. Conforme Bruno Tachinardi, a participação no evento ajudou a aproximar o projeto de hospitais e entidades da área médica. “O que mais queríamos era a assessoria especializada da Everis, que acreditamos ser de suma importância para nosso projeto entrar definitivamente no mercado”. Fernando Francés, presidente mundial da Everis, salientou que a premiação “estimula o surgimento de novos talentos que trarão grandes contribuições não só ao País, como também ao mundo”.

Segundo estimativas da Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição (ASHA, na sigla em inglês), há 35 milhões de crianças no mundo, entre 3 e 6 anos, com transtornos de fala que precisam de tratamento. No Brasil, são aproximadamente 700 mil crianças. Em geral, atividades de fonoaudiologia precisam ser realizadas todos os dias, para que tenham resultados satisfatórios.

O projeto Fófuuu visa, por meio dos jogos desenvolvidos, fazer com que crianças com dificuldades de fala realizem as atividades com prazer, aumentando o engajamento e, ao mesmo tempo, facilitando a vida dos pais e o acompanhamento dos fonoaudiólogos. A solução transforma a lista de exercícios em divertidas missões que guiam pais e filhos de forma lúdica e divertida. Com a ajuda do microfone do tablet ou smartphone, é possível fazer atividades de sopro, sons e reconhecimento de voz. O sistema permite que os fonoaudiólogos criem rotinas de atividades para o treinamento em casa, com base no diagnóstico de seus pacientes. Da mesma forma, permite que o profissional acompanhe a execução e a evolução dos exercícios à distância.

Em 2016, Prêmio Empreenda Saúde teve 208 projetos inscritos, com foco na melhoria do setor de saúde em três áreas: Assistência Integral à Saúde; Eficiência em Produtos e Processos Assistenciais; e Mecanismos de Integração Educacional e Saúde. Os trabalhos são avaliados por um corpo de jurados com representantes das áreas de ensino, pesquisa, inovação e empresários dos mais diversos âmbitos da saúde no Brasil. A análise dos projetos levou em conta os critérios de aplicabilidade (relevância do problema), inovação, e nível de contribuição para melhoria do sistema de saúde (tamanho da população beneficiada).

 

VEJA TAMBÉM