Gestão e Qualidade | 20 de maio de 2021

Pelo terceiro mês consecutivo, Exército realiza doação de sangue ao Hospital Tacchini

Com a pandemia as doações diminuíram consideravelmente, saiba como doar
Pelo terceiro mês consecutivo, Exército realiza doação de sangue ao Hospital Tacchini

Cerca de 10 militares do 6º Batalhão de Comunicações do Exército de Bento Gonçalves, realizaram na quinta-feira, dia 20, a doação voluntária de sangue, junto ao Hemocentro de Caxias do Sul, que também atende a cidade vizinha Bento Gonçalves. A ação faz parte da campanha do Hospital Tacchini, que visa suprir a utilização de bolsas de sangue na instituição.

Este é o terceiro mês consecutivo que os militares promovem a doação de sangue em nome do Hospital Tacchini. A intenção, de acordo com o Exército, é manter uma média de pelo menos 10 doadores por mês, a fim de potencializar a Campanha Nacional de Doação Voluntária de Sangue conduzida pelo Ministério da Saúde, e incentivar mais pessoas a se engajarem na causa.

Necessidade de 260 bolsas por mês e queda na doação

Atualmente, o Tacchini utiliza cerca de 260 bolsas todos os meses. No último ano, a média de doações relacionadas à instituição foi de 90 bolsas mensais, bem abaixo do objetivo inicial, que é repor pelo menos 50% da necessidade do hospital.

Em 2021, o agravamento da pandemia durante a segunda onda da Covid-19 fez as doações diminuírem ainda mais. Em março foram registrados apenas 31 doadores. Em abril, o número subiu para 48, mas ainda representa menos de 40% do necessário para manter os estoques do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) em patamares aceitáveis.

Parceria oferece transporte gratuito ao Hemocs

O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, mas sim uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e Hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul.

Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. Conforme o Tacchini, o veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores são orientados a permanecerem de máscara durante toda a viagem.

As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula.

FOTOS: Exército/Divulgação. Com informações Tacchini. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM