Gestão e Qualidade | 31 de julho de 2017

Os 16 melhores hospitais para trabalhar no Brasil

O hospital gaúcho Moinhos de Vento aparece em 4ª na lista  
Os 16 melhores hospitais para trabalhar no Brasil

Em pesquisa anual que avalia o clima e a cultura de organizações de todo o país, a Great Place to Work classificou os melhores hospitais para trabalhar no Brasil. Na lista, composta por 16 organizações, estão os hospitais Edmundo Vasconcelos (São Paulo), Hospital Sírio-Libanês (São Paulo/Brasília) e Moinhos de Vento (Porto Alegre), por exemplo.

Hospital Moinhos

O Hospital Moinhos de Vento aparece como a quarta melhor empresa brasileira para se trabalhar no segmento de hospitais. A instituição é a única do Rio Grande do Sul a figurar na lista.

Para valorizar e desenvolver seus colaboradores, o Hospital trabalha com uma política de ascensão de carreira, inclusive a cargos estratégicos. Em 2015, o índice de aproveitamento interno chegou a 25%. Em 2016, até março, o mesmo indicador sustentava a média de 45%. Ambos os resultados superam os registros da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que servem de referência para a área.

“Buscamos uma sinergia de competências e atitudes. Tudo isso alinhado à nossa cultura, aos nossos valores e aos objetivos estratégicos da instituição. Isso mostra o valor que enxergamos no capital humano que temos aqui. Buscamos atuar em um ambiente colaborativo, onde não haja um ou alguns super-heróis, mas que haja ‘nós’ e que todos atuem para além de uma estrutura física”, ressalta o Superintendente Executivo, Mohamed Parrini.

O levantamento Melhores Empresas para Trabalhar faz uma compilação das mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas praticadas pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas. Ao todo, a pesquisa destaca 16 instituições cujas iniciativas se baseiam na avaliação dos próprios funcionários e em um relatório de práticas assinado pelos gestores.

A Gerente de Desenvolvimento Humano, Katherine Saibel, explica que o indicador é um reflexo positivo das ações de gestão de pessoas, do relacionamento e do cuidado que o Hospital tem com o seu colaborador. “Chegar nessa classificação demonstra que estamos no caminho certo e na busca constante por um ambiente de trabalho melhor”, comenta Katherine.

O trabalho realizado pela instituição tem reconhecimento também pelos colaboradores. Para o analista jurídico Artur Fontoura, as ferramentas de desenvolvimento e o feedback recebido ao longo de seus quase 13 anos de trabalho no Moinhos tiveram um relevante papel para o desenvolvimento de sua carreira.

“Recebi muito apoio de gestores e colegas, que me incentivaram a estudar. Está na essência da instituição desenvolver pessoas e carreiras. O Hospital me forjou com princípios que eu já tinha e que aqui vieram a ser fortalecidos, como ética, pertencimento e a missão de cuidar de vidas”, salienta.

O ranking Melhores Empresas para Trabalhar é o padrão de excelência para a definição de qualidade de ambientes de trabalho, e o Great Place to Work é pioneiro em conduzir essa pesquisa. No Brasil, a empresa de consultoria promove e divulga, além do ranking nacional, mais de 20 listas setoriais e regionais. A cerimônia de premiação da 4ª edição acontecerá no dia 25 de outubro.

VEJA A LISTA COMPLETA

1º Com. Hospitalar Edmundo Vasconcelos

2º Hospital de Olhos Francisco Vilar

3º Instituto de Olhos de Maceió

4º Hospital Moinhos de Vento

5º Hospital Santa Clara

6º Hospital Adventista de Manaus

7º Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul

8º Hospital Leforte

9º Santa Casa de Araraquara

10º Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro

11º ISO Olhos

12º Hospital Santa Catarina

13º GRAACC

14º Santa Casa de Fortaleza

15º Hospital Sírio-Libanês

16º Santa Casa de Misericórdia de Maceió

 

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o