Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 25 de novembro de 2021

Opty Academy leva conhecimento e conteúdo a oftalmologistas

Seguem abertas as inscrições gratuitas para o Retina Day, evento 100% digital e aberto ao público médico de oftalmologia, que será realizado no sábado (27)
Opty Academy leva conhecimento e conteúdo a oftalmologistas

Em apenas cinco anos de existência, a Opty não somente se tornou o maior grupo de oftalmologia da América Latina, como já transformou a visão e a qualidade de vida de muitas pessoas. Afinal, são 23 marcas associadas com anos de experiência acumulada e mais de 2.500 colaboradores e 1.200 médicos, referências nacionais e internacionais, membros das principais entidades do setor e que realizaram mais de 12 milhões de procedimentos nesse período. Mais do que isso, são especialistas em constante atualização por meio da Opty Academy, plataforma de ensino e pesquisa onde os profissionais compartilham experiências e trocam conhecimento. Neste sábado, 27 de novembro, será realizado o Retina Day, 100% digital e aberto a todos os oftalmologistas interessados.

“Os médicos que fazem parte da Opty têm acesso a programas de formação e aprendizado entre os mais renomados profissionais da área, além de benefícios exclusivos para médicos associados”, comenta Caio Regatieri, oftalmologista fundador da UPO que lidera as iniciativas da Opty Academy.

Plataforma de ensino e pesquisa, a Opty Academy oferece conteúdo a todos os colaboradores: médicos, equipe de enfermagem, técnicos e área administrativa. No segmento de pesquisa, o Dr. Regatieri conta que há 25 estudos prontos ou em andamento na academia. “Contamos com vários médicos com doutorado habilitados no grupo e que participam ativamente de produção científica na área”, comenta. Entre os assuntos pesquisados estão lentes intraoculares, tema abordado pelos médicos Wilson Takashi Hida e Jonathan Lake; glaucoma, pelo Dr. Tiago Prata; e injeções intravítreas para tratamento de degeneração macular relacionada à idade, pelos oftalmologistas Aloísio Nakashima e Caio Regatieri.

Já o segmento de ensino para oftalmologistas engloba os programas de residência médica e de fellowship. “Atualmente temos 68 médicos residentes em formação conosco em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal. Outros 25 médicos estão fazendo a subespecialização”, conta Regatieri, que também é professor-adjunto do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, onde também é médico-chefe do ambulatório de retinopatia diabética.

Em 2020, foram mais de 130 aulas realizadas. As atividades na Opty Academy – muitas delas abertas para não-membros dos programas e médicos do grupo –, reuniram cerca de 6 mil participantes. Além da educação continuada, há eventos semanais, encontros on-line de uma hora de duração realizados às terças-feiras, para apresentação de assuntos e casos específicos.

Além disso, a Opty Academy promove ações anuais relacionadas a especialidades como o Glaucoma Day e o Retina Day – este último agendado para o dia 27 de novembro e aberto ao público médico em geral. São cinco horas de programação, com a participação de médicos do grupo e da Dra. Daniela Ferrara, professora-assistente da Tufts Medical School de Boston.

“Nosso grupo tem crescido e, com isso, também aumenta nosso papel como produtor de conhecimento e inovação na área. Por esse motivo, desde o ano passado, nossas atividades como o Retina Day são abertas a todos os médicos dispostos a trocar experiência. Em nossa profissão é fundamental nos mantermos atualizados, nos aprimorarmos. E encontros como esse são importantes para essa interação. Sem ensino e pesquisa, bases da Opty Academy, não temos melhores desfechos e avanços”, comenta o Dr. Jonathan Lake, diretor médico do Grupo Opty.

Trilhas de conhecimento para todos

Os colaboradores da Opty também têm à disposição, por meio de uma plataforma exclusiva, 19 treinamentos, com duas horas de duração, em média. Todos são focados em conhecimentos básicos e gerais da oftalmologia e assuntos para uma melhor integração. Há trilhas sobre noções de oftalmologia, orientação cirúrgica e lentes de contato, além do material preparado para as boas-vindas de novos funcionários.

“São informações essenciais para que todos os colaboradores estejam alinhados com o nosso propósito e entendam do nosso negócio, compartilhem do nosso interesse em fomentar saúde ocular. O engajamento da plataforma vem crescendo e logo teremos novas propostas de conhecimento”, afirma Tainara Pagotti Rosendal Nicolau, analista de Gestão de Pessoas da Opty.

Serviço

Os médicos oftalmologistas interessados em acompanhar o Retina Day podem se inscrever em https://opty.yazo.com.br/ para acessar o evento on-line, no dia 27 de novembro, das 8h às 12h. O encontro tem a realização Grupo Opty e Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, com patrocínio Aché, Allergan, Alcon, Bayer e Novartis.

retina day

Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina. Em cinco anos, a Opty soma mais de 12 milhões de atendimentos – entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 23 empresas oftalmológicas, e mais de 2500 colaboradores e 1200 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF, RJ e SC), fazem parte dos associados: Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), EyeCenter Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Visão Center (PE), e OftalmoDiagnose (BA), resultando em 66 unidades de atendimento.

 



VEJA TAMBÉM

Hospitais Tacchini e Sírio-Libanês iniciam parceria em residências médica e multiprofissional

Os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), e Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), iniciam em novembro a parceria na formação dos 40 preceptores que vão comandar as residência médica e multiprofissional da instituição gaúcha. O primeiro dos cinco encontros programados será presencial e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Campus Universitário da
cuidado integral

Atletas virtuais do bem: Dasa lança campanha gamificada no Novembro Azul

A gamificação vem se popularizando nas empresas. O setor de Recursos Humanos registrou, em 2020, a maior taxa de crescimento no mercado de gamificação, com aumento de 27,8% (Prescient & Strategic Intelligence, 2020). A Dasa vem utilizando essa estratégia para incentivar, de forma divertida e dinâmica, seus colaboradores quanto ao autocuidado e o cuidado com o próximo. Como parte do programa Dasa Cuida, o Desafio +30 foi lançado para conscientizar os colaboradores sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na ação, que
Gestão de pessoas

ABRH-RS entrega prêmios Top Ser Humano 2021 ao CCG Saúde

O CCG Saúde  recebeu dois prêmios da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) na edição do Top 2020-2021, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (24). Os troféus foram conquistados na categoria Top Ser Humano, com os cases “Somos Pessoas de Valor: inovação e humanização como trajetória de transformação” e “Cuidando de quem cuida: nossa trajetória de