Gestão e Qualidade | 18 de agosto de 2015

ONA concede Acreditação Plena ao Hemocord

Banco gaúcho de células-tronco conquista a qualificação Nível 2
ONA concede Acreditação Plena ao Hemocord

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedeu recentemente ao Hemocord, primeiro banco privado de células-tronco do Rio Grande do Sul, o selo de Acreditação Plena no segmento de bancos de sangue de cordão umbilical e laboratórios de criopreservação.

Esse nível de qualificação analisa criteriosamente o processo de assistência, segurança, gestão integrada e comunicação plena entre as atividades. O Hemocord – que já havia conquistado o certificado de Acreditação nível 1 em 2013 –  buscará agora, no novo ciclo, a Acreditação com Excelência, ao mesmo tempo em que se prepara para a auditoria internacional da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB).

O processo de acreditação no Brasil é voluntário, sendo que a organização de saúde deve manifestar prévio interesse em ser avaliada por organismo certificador. A avaliação é feita pelas instituições acreditadoras credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) e o Manual Brasileiro de Acreditação (acesse completo em arquivo zip). O nível 2 (Acreditado Pleno), conquistado pela instituição,  tem validade de dois anos.

Nível 1 (Acreditado) – Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos.

Nível 2 (Acreditado Pleno) – Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Válido por dois anos.

Nível 3 (Acreditado com Excelência) – O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa de Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos do nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Válido por três anos.

VEJA TAMBÉM