Gestão e Qualidade | 5 de junho de 2017

ONA completa 18 anos com mais de 2 mil certificações concedidas

Maior acreditadora do Brasil tem como foco a segurança do paciente e a melhoria contínua das organizações
ONA completa 18 anos com mais de 2 mil certificações concedidas

A acreditação é uma ferramenta para a melhoria constante de processos na organização, o que pode levar à excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e também a uma gestão mais eficiente dos recursos. A ONA (Organização Nacional de Acreditação), a maior acreditadora de saúde no Brasil, completa em junho 18 anos de atuação com mais de 2 mil certificações concedidas desde a sua implantação.

“Ao longo de todos esses anos enfrentamos o desafio de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde. Não é uma tarefa fácil, mas aos poucos vamos conseguindo mudar a cultura”, afirma o Dr. Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA.

A ONA é reconhecida internacionalmente pela ISQua, o que atesta que ela está entre as melhores acreditadoras mundiais, mesmo em comparação com países desenvolvidos.

Universo nacional

Mudar a cultura da qualidade e segurança do paciente é um grande desafio na saúde brasileira. Hoje, o Brasil possui mais de 6 mil hospitais, desse total, 259 são acreditados pela ONA. “É um universo muito pequeno se comparado com a realidade do nosso país, mas quanto mais a cultura da segurança do paciente for disseminada mais abriremos espaço para discutir sobre a acreditação e mostrar a importância dessa ferramenta no ambiente das organizações de saúde”, assevera Péricles.

Crescimento

Mesmo com a crise econômica, em 2016 a ONA cresceu 20% por cento em relação ao ano anterior em volume de certificação. Outro fator que também contribui para o setor da saúde é aumento do número de alunos nos cursos de educação a distância. “Nos últimos dois anos, cerca de dois mil alunos conquistaram seus diplomas conosco e mais de 600 avaliadores foram capacitados. Cada um desses alunos é um multiplicador de boas práticas em suas organizações, Brasil afora”, relaciona Góes da Cruz.

A metodologia da ONA foi criada em 1999 com o manual de acreditação, desenvolvido a partir da revisão de metodologias estrangeiras e iniciativas nacionais de avaliação. O objetivo sempre foi desenvolver uma acreditação que pudesse ser adotada de Norte a Sul, mesmo com as diferenças regionais que marcam o Brasil.

O total de instituições atualmente acreditados pela ONA é de 584 serviços, entre eles:

259 hospitais

115 ambulatórios

80 laboratórios

58 diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear

30 hemoterapia

15 Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva

6 Pronto Atendimento

6 Atenção Domiciliar

4 Serviços de Manipulação

4 Serviços Odontológicos

3 Serviços de Dietoterapia

2 Programas da Saúde e Prevenção de Riscos

2 Processamento de Roupas para Serviços de Saúde

Tipos de Serviços

A metodologia ONA possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Apenas Instituições Acreditadoras Credenciadas – IACs podem realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA. Conheças as IACs.

 

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