Gestão e Qualidade | 21 de janeiro de 2021

O início da vacinação nos hospitais Mãe de Deus, Santa Casa, Conceição e Ernesto Dornelles

Setor Saúde acompanha o começo da vacinação contra a Covid-19 em profissionais da saúde no RS
O início da vacinação nos hospitais Mãe de Deus, Santa Casa, Conceição e Ernesto Dornelles

O portal Setor Saúde apresenta em uma série especial como vem sendo o início da vacinação dos profissionais da saúde contra a Covid-19 nos hospitais do Rio Grande do Sul. Na segunda publicação, veja como foram as cerimônias que marcaram o começo da imunização dos colaboradores nos hospitais Mãe de Deus, Santa Casa de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição e Ernesto Dornelles.  

Hospital Mãe de Deus

A vacinação iniciou na quarta-feira (20), no Hospital Mãe de Deus. Em cerimônia realizada no auditório Irmã Jacomina Veronese, seis profissionais representando áreas que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19 receberam a primeira dose da CoronaVac.

A diretoria do Hospital reforçou o orgulho pelos profissionais – médicos, enfermeiros, técnicos e equipes multidisciplinares e de apoio – pela doação humana e profissional.  A vacina pode ser o “começo do fim”, ressaltou o diretor-geral, Dr. Rafael Cremonese, durante a cerimônia, mas a batalha frente à pandemia ainda segue.

vacina_mae


Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Às 17h de quarta-feira (20), iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em três dias, serão imunizados em torno de 1200 profissionais que atuam nas áreas Covid da instituição. A primeira a receber a vacina foi a técnica de hospedagem da UTI do Pavilhão Pereira Filho, Gizele Lima. As doses chegaram na Santa Casa na quarta-feira (20).

santa casa vacina


Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Com a presença do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, teve início na manhã de quarta-feira, 20 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19 no Grupo Hospitalar Conceição. A primeira imunizada foi a Auxiliar de Higienização Joelma Kazimirski, que participou do evento oficial de início da vacinação apresentado pelo Governo do RS, na segunda-feira (18), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. E a primeira a receber a vacina dentro do complexo GHC foi a médica intensivista Taiani Vargas. Ao todo, seis profissionais de áreas que atendem pacientes Covid foram os primeiros a receber as doses em ato, na sede da instituição hospitalar. São eles:

– Camila Lando, enfermeira da Emergência

– Apoena Dias, enfermeira da posto 4º B2, área de internação Covid

– Taiani Vargas, médica intensivista da UTI

– Igor Gomes Souza, médico da Emergência

– Carlos Henrique Borba Antunes, auxiliar administrativo da Emergência

– Francine Azeredo, técnica de enfermagem da Emergência

ghc vac

“É um incentivo para nós fazer essa vacina para continuarmos o nosso trabalho e nos sentir mais seguros no momento do atendimento ao paciente e para seguirmos em frente”, comemorou Francine Azeredo. Ao receberem as doses, todos foram aplaudidos pelos colegas.

Presente neste momento especial, o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, saudou a chegada da vacina na instituição, que é referência no atendimento dos casos de Covid no Rio Grande do Sul. “Estamos emocionados em poder dar início à vacinação de nossos profissionais que são tão importantes para o cuidado da população”, disse o dirigente.

Na ocasião, o secretário Mauro Sparta, que também é funcionário do GHC, destacou a ação, parabenizando o Grupo. “Com a imunização, esperamos um futuro promissor”, falou. Estiveram presentes também o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, o diretor administrativo e financeiro do GHC, Moises Prevedello, além da gerente de Recursos Humanos do GHC, Paula Morroni, dos gerentes do Hospital Conceição, Alexandre Bessil, Rafael Ribeiro e Marina Dias, e funcionários.

ghc vacina

Além do Hospital Conceição, teve início também a vacinação dos profissionais da UPA Moacyr Scliar. Esse primeiro lote das doses adquiridas pelo Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunizações, da vacina Coronavac do Laboratório Sinovac, atenderá os profissionais dos setores que atendem pacientes Covid no complexo GHC, tais como emergência, internação, UTI Covid e UPA. A aplicação das vacinas está sendo feita pela Saúde do Trabalhador.

O GHC informa que os profissionais de saúde destes setores citados que participam de projetos de pesquisa com vacinas devem procurar o gestor da área para estabelecer contato com o pesquisador responsável, que orientará sobre a realização ou não da imunização para Covid.

O GHC recebeu 2.432 doses do imunizante na terça-feira (19). Entretanto, a diretoria do GHC alerta que serão necessárias aproximadamente 12 mil doses para vacinar os empregados, os contratos temporários, os residentes, os terceirizados e estagiários. O GHC prevê que até a próxima terça-feira (26), todos os 2432 empregados que são contemplados nesta primeira etapa já terão recebido a primeira dose da vacina.


Hospital Ernesto Dornelles

O Hospital Ernesto Dornelles recebeu as doses da CoronaVac no final da tarde de quarta-feira (20). A logística e a estrutura da vacinação foram planejadas e organizadas pelo Comitê de Enfrentamento da COVID-19 juntamente com o Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho. Uma Unidade inteira foi montada como centro de imunização dos colaboradores.

Seguindo as recomendações da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, serão imunizados, nesta primeira fase, os profissionais que estão em atendimento direto aos pacientes com Covid-19, sendo elas Emergência, UTI e Unidades de Internação Covid-19.

hed vacina

Foram enviadas 520 doses inicialmente. Em um ato simbólico realizado no final da tarde de quarta-feira (20), foram vacinados três colaboradores da linha de frente no combate ao novo coronavírus. A primeira a ser imunizada foi a enfermeira da Unidade de Internação Covid, Suzane Silvestre das Almas, seguida pelo técnico de enfermagem da UTI Covid, Thiago Royer Alves de Lima, e o médico do Serviço de Emergência, Alexandre Dalpiaz Becker.

A partir desta quinta-feira (21), serão imunizados os demais colaboradores e médicos incluídos no grupo prioritário da primeira fase de vacinação.

Vacinação no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a vacinação contra a Covid-19 iniciou oficialmente na segunda-feira (18). Em cerimônia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que contou com a presença do governador, Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, entre outras autoridades, cinco pessoas foram imunizadas simultaneamente.

Após a aprovação de uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no domingo (17), o Ministério da Saúde iniciou, no dia seguinte, a distribuição de 6 milhões de doses da CoronaVac no país.

O RS recebeu 341,8 mil unidades da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Metade dessa quantidade fica reservada pela Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS) para envio posterior aos municípios – a vacina é aplicada em duas doses, em intervalo de duas a quatro semanas. O total que já foi enviado é destinado a um público estimado de 162 mil pessoas, acrescido de uma margem extra de aproximadamente 5% por segurança (reserva técnica em casos de avarias ou perdas de doses).

De acordo com a SES/RS, neste primeiro momento serão vacinados:

 34% dos trabalhadores da saúde;

100% das pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (ILPIs);

100% das pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas;

100% da população indígena vivendo em terras indígenas.


Veja a séria completa

Veja como foi o início da vacinação nos hospitais de Clínicas, Moinhos de Vento, São Lucas e Divina Providência

O início da vacinação nos hospitais Mãe de Deus, Santa Casa, Conceição e Ernesto Dornelles

A vacinação nos hospitais de Erechim, Astrogildo de Azevedo, Santa Lúcia, Virvi Ramos, São Vicente de Paulo e Tacchini

 



VEJA TAMBÉM