Mundo | 20 de agosto de 2012

Novo sistema de descontos para compras de medicamentos na Espanha

País vive crise econômica e, para enfrentar a situação, alterou sistema de subsídios de medicamentos. Medida pode gerar economia de 165 milhões de euros
Novo sistema de descontos para compras de medicamentos na Espanha

Com a crise mundial que assola a Europa nos últimos tempos, mudanças no sistema de saúde de alguns países já estão afetando a população. Na Espanha, por exemplo, existe um novo sistema para aquisição de medicamentos.

Até pouco tempo atrás os espanhóis tinham generosos descontos na compra de medicamentos nas farmácias e os remédios tinham grande parte de seu valor subsidiado pelo governo federal. Com a crise afetando as economias em todo o mundo, o governo espanhol alterou a legislação e instituiu faixas salariais onde os cidadãos foram classificados para a obtenção de percentuais de descontos na compra de medicamentos.

As faixas salariais variam de acordo com as declarações de renda dos espanhóis nos últimos anos e vale para os aposentados e pensionistas que agora também deverão pagar um percentual do valor do medicamento, que até pouco tempo atrás era oferecido gratuitamente à essa parcela da população. A medida afetou cerca de 7,5 milhões de aposentados e pensionistas. Com a novidade, o governo espanhol espera alcançar uma economia de até 165 milhões de euros por ano.

VEJA TAMBÉM