Novo dispositivo mede a dor através da pupila
Aparelho faz a leitura em pacientes sob anestesiaUm dispositivo criado pela empresa IDMed, da França, é capaz de medir a dor de pacientes sob anestesia ou inconsciente. O Pupillometer faz essa leitura através do olho e permite que se ajuste as doses mais adequadas para os medicamentos contra a dor.
Em entrevista ao jornal Le Figaro, um dos dois engenheiros criadores do Pupillometer, Frédéric Bernert, revela que o projeto é antigo. “Nós já havíamos elaborado, há mais de quinze anos, o equipamento”. O dispositivo foi projetado durante três anos antes de levantar capital suficiente para ser comercializado. “Vendemos uma centena, especialmente na França, para instituições como o hospital Croix-Rousse, em Lyon, e também em Paris, Trousseau e no Hospital Lariboisière”, revelou o empresário.
O Pupillometer é equipado com uma câmera especial, adaptada para medir a dilatação da pupila do olho. Dessa forma, avalia o sofrimento dos pacientes tanto quando estão dormindo como quando acordado. O médico pede para o paciente avaliar sua dor em uma escala de 1 a 10 e o dispositivo permite que os médicos ajustem os analgésicos dados aos pacientes durante uma cirurgia, na sala de operações ou depois na UTI.