Gestão e Qualidade | 5 de novembro de 2013

Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata

Durante todo o mês, Sociedade Brasileira de Urologia busca chamar atenção
Campanha Novembro Azul

No último mês, o mundo se mobilizou em prol da luta contra o câncer de mama no famoso Outubro Rosa. O Congresso Nacional, em Brasília, foi um dos locais iluminados de rosa, e agora mudará de cor para chamar a atenção para outra doença. A campanha Novembro Azul, iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), pretende alertar os homens para a conscientização em relação ao câncer de próstata.

O Novembro Azul iluminará prédios do Senado e da Câmara dos Deputados, além de outros locais importantes do país. Uma sessão especial – iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos e da deputada federal Rose de Freitas – no final da tarde desta segunda-feira, 4, abriu oficialmente o mês de esclarecimentos. Especialistas apontam o preconceito e a falta de investimentos em conscientização como fatores para o aumento da incidência da moléstia.

Anualmente a SBU organiza a campanha para alertar a sociedade para o combate ao câncer de próstata. Só no ano passado, sessenta mil novos casos foram diagnosticados no Brasil. Pelas estimativas, até o final de 2013 em torno de 10 mil homens falecerão devido ao câncer de próstata.

Segundo a SBU, a doença é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens brasileiros. A taxa de mortalidade, que em 1979 era de 3,73 para cada 100 mil homens, saltou para 8,93 em cada 100 mil, em 1999. Outros dados indicam que um a cada seis homens terá a doença durante a vida, com mortalidade de uma pessoa em cada 36 pacientes.

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