Gestão e Qualidade | 20 de abril de 2021

Médico Alexandre Bessil morre vítima de Covid-19 em Porto Alegre

Gerente de pacientes externos do Grupo Hospitalar Conceição tinha 69 anos
Médico Alexandre Bessil morre vítima de Covid-19 em Porto Alegre

O médico que nos últimos anos ocupava a gerência de Interunidades de Emergências do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)Alexandre Bessil, faleceu no final da manhã desta terça-feira, 20, em decorrência da Covid-19. Bessil estava há quase dois meses internado e entubado na UTI do Hospital Conceição, em Porto Alegre (RS), instituição em que exerceu atividades por mais de 36 anos.

Formado em medicina pela Universidade Federal de Rio Grande (UFRG), Bessil fez residência médica no GHC, e ocupou ao longo dos anos, funções de direção no Hospital Cristo Redentor e no Hospital Conceição, tendo sido inclusive Diretor Técnico da instituição.

Durante a sua trajetória profissional, foi um dos médicos que fez parte do grupo pioneiro que implantou a Acreditação Hospitalar no Rio Grande do Sul. No governo de Germano Rigotto, foi Diretor Médico do IPERGS (hoje, IPE Saúde). Ocupou, igualmente, a função de auditor médico da Unimed Porto Alegre, exercendo ainda como titular da Coordenadoria da Auditoria Médica. Também foi docente do IAHCS/Fasaúde, em cursos de pós-graduação.

Apaixonado pelo seu clube de coração, era Conselheiro e foi Vice-Presidente de Planejamento do Sport Club Internacional.  Em nota, a instituição de futebol lamentou a morte de Bessil.  “O Sport Club Internacional lamenta o falecimento do conselheiro e ex-vice-presidente de Planejamento Alexandre Tesheiner Bessil. Neste momento de dor, toda nossa solidariedade à família e aos amigos”, diz comunicado oficial do Internacional.

O presidente do Internacional, Alexandre Barcellos, publicou em suas redes sociais: “Com imensa dor e profunda tristeza, recebemos hoje a notícia de falecimento do conselheiro e grande colorado Alexandre Bessil. Perdi, nesta terça-feira, um amigo que o Inter me deu. Minha solidariedade à família e amigos neste momento de dor. ”

O GHC emitiu nota de pesar: “É com profundo pesar que informamos o falecimento do médico Alexandre Tesheiner Bessil, gerente de Interunidades de Emergências do Grupo Hospitalar Conceição, ocorrido neste dia 20 de abril. Bessil era atuante na linha de frente do combate à Covid-19. Com 69 anos, era devoto de Nossa Senhora da Conceição, cujo dia se comemora em 8 de dezembro, data de aniversário de Bessil. Funcionário do GHC há mais de 36 anos, ocupou diversos cargos de gestão, tendo sido diretor técnico do Grupo no período de 1990 a 1993. Antes disso, foi doutorando e médico residente na instituição. Foi também dirigente do Sport Club Internacional. Querido pelos funcionários, deixará muitas saudades em todos nós.”

O presidente da Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), também lamentou a perda. “ Alexandre distinguiu-se na gestão hospitalar, exercendo suas funções com competência, humanismo e empatia. Era a própria personificação da palavra amigo. Companheiro, fiel e sempre à disposição para ajudar quem quer que seja. A sua perda será imensamente sentida por todos os que conviviam com ele”, disse Cláudio Allgayer.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), emitiu uma nota em respeito ao médico e à sua família. “A Associação Médica do Rio Grande do Sul comunica com pesar o falecimento do médico Alexandre Bessil, em decorrência da COVID-19. Ele estava internado há mais de 45 dias, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, tinha 69 anos e era especialista em Clínica Médica. Dr. Alexandre era Gerente de Interunidades de Emergências do Grupo Hospitalar Conceição. Também foi Conselheiro e vice-presidente de Planejamento Estratégico do Sport Club Internacional. À família e amigos desejamos força neste momento difícil. Também homenageamos todos os profissionais da saúde que faleceram em função da COVID-19 e todos os que seguem na linha de frente de combate à doença”, diz a nota de pesar da entidade representativa dos médicos gaúchos.

Velório

O velório será hoje (20) das 19h às 22h na Capela do Hospital Conceição. E no dia 21, ocorre cerimônia no Cemitério Luterano, a partir das 9h30, com sepultamento às 11h45.

 



VEJA TAMBÉM