Mundo | 8 de março de 2016

Maioria dos franceses apoia medida que eleva para €10 o preço do maço de cigarro

Levantamento mostra que 54% da população concorda com medida do Ministério da Saúde francês
Maioria dos franceses apoia medida que eleva para €10 o preço do maço de cigarro

Mesmo acostumados a aumentos graduais no preço do cigarro, os franceses consideram positiva a proposta de elevar em cerca de € 3 o preço do maço. Registros do Ministério da Saúde da França, divulgados agora em março, revela que 54% da população do país apoia o aumento.

O projeto tem sido bem recebido pela população geral, mesmo que o aumento não seja progressivo – como ocorre desde 2012, com um aumento anual de US$ 0,20 centavos por ano, mas um salto de € 7,00 para € 10. No entanto, segundo levantamento do jornal Le Figaro, os fumantes entrevistados são praticamente unânimes na oposição a esta medida, com 87% deles contra. Quanto ao efeito dissuasivo do aumento, a pesquisa mostra que 50% dos fumantes estão dispostos a abandonar o tabagismo se o maço chegar a € 10.

Se tal declínio se materializar, o número de fumantes franceses poderia, teoricamente, passar de 16 milhões para 8 milhões. “Mas se livrar da dependência do tabaco é geralmente mais complexo do que uma simples declaração”, destaca o periódico francês. O tabaco é responsável por 78 mil mortes por ano na França, de acordo com o Observatório Francês de Drogas e da Toxicodependência (OFDT – grupo de interesse público que visa informar autoridades, profissionais da saúde e público em geral sobre drogas e toxicodependência. O seu sistema permanente de observação e pesquisas, informações de diferentes fontes, (cientificamente validadas em substâncias lícitas como ilícitas), em 12 meses, informa que a mudança representaria mais de € 120 bilhões para a sociedade.

Em 2016, a França dará outro passo radical na luta contra o tabagismo: o estabelecimento de um maço “neutro”, como já acontece em outros países. A partir de 20 de maio, as tabacarias não poderão vender cigarros com pacotes com identidade comercial, exibindo apenas as advertências habituais e nome do produto. O objetivo é retirar a aparência atraente do maço de cigarros e proteger os jovens a evitar cair no vício.

LEIA MAIS:

VEJA TAMBÉM