Gestão e Qualidade | 10 de junho de 2014

Mãe de Deus amplia estrutura e capacidade de atendimento na Emergência

Modelo aprimora assistência a pacientes de baixa, média e alta complexidade
Mãe de Deus amplia estrutura e capacidade de atendimento na Emergência

O Hospital Mãe de Deus (HMD), certificado como “Hospital de Referência” para a Copa do Mundo 2014, apresenta melhorias e ampliações em sua área de Emergência e Pronto-Atendimento. A ação aprimora o atendimento durante o período do evento esportivo, com impacto permanente para toda a comunidade, e resulta no aumento de 30% na capacidade atual.

A principal mudança é a adoção de um modelo de acolhimento inovador em emergências e que contempla a separação física dos atendimentos de alta e de média e baixa complexidade. O HMD investiu na criação de um ambiente específico  para os casos de baixa complexidade, que representam cerca de 70% dos atendimentos. Tais pacientes passarão por triagem inicial e serão encaminhados para a nova área, sendo atendidos nos consultórios médicos do local.

O novo modelo também prevê um atendimento especial para acompanhantes dos pacientes, com um fluxo de informações mais ágil. De acordo com o diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, médico Claudio Seferin, o objetivo é atender os pacientes em menos tempo, descongestionando a emergência e dando atenção personalizada a cada paciente e familiar, de acordo com as necessidades. “A capacidade resolutiva será exercitada ao máximo nesse modelo”, afirma Seferin. Uma Sala de Monitoramento e Controle de fluxo de pacientes será responsável pelo sistema de gerenciamento do atendimento, bem como os tempos demandados em cada etapa, como exames, medicação, espera por atendimento e período de internação, entre outras informações em tempo real.

O sistema será abastecido com informações permanentes repassadas por uma equipe de enfermagem treinada para este acompanhamento. Localizada na emergência do hospital, a Sala de Controle vai gerar relatórios completos, que servirão de base de dados para os acompanhantes. Uma equipe de profissionais está dedicada a atender familiares sempre que solicitados e eventualmente acompanhá-los em visitas aos pacientes.

A nova área contará com cinco consultórios e sala de medicação com seis lugares. O local onde já funcionava a  emergência também foi remodelada e se dedicará exclusivamente aos pacientes de alta complexidade. A sala de observação passará a ter mais 16 leitos. A UTI específica da emergência contará com 13 leitos.

Uma nova reformulação, ampliação e melhorias na Emergência do hospital deverá estar concluída no final de 2015, triplicando a área de atendimento assistencial.

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição