Mundo | 25 de julho de 2016

Laboratórios dos EUA incentivam exames e serviços de monitoramento de saúde

Público interessado em bem-estar e performance se torna novo nicho
Laboratórios dos EUA incentivam exames e serviços de monitoramento de saúde

Uma nova estratégia de marketing de laboratórios americanos oferece exames diretamente aos consumidores sem necessidade de requisição médica. O foco é incentivar o monitoramento do bem estar e da aptidão física. Como revela artigo do portal Lab Soft News, a medida motiva os pacientes a solicitarem seus dados de acompanhamento de duas a quatro vezes ao ano.

O chamado Teste de Acesso Direto (TAD) nunca ganhou muita participação de mercado ou atenção até recentemente, quando o caso da empresa Theranos trouxe à tona o tema. O lobby da Theranos conseguiu uma legislação, no Arizona, para permitir o TAD. Assim, não é necessário consulta prévia a um médico para fazer o exame que a pessoa tem interesse. Isso foi feito em busca de seus próprios interesses comerciais, mas também permitiu à Sonora Quest Labs começar a aceitar amostras de pacientes em seus centros de serviços baseado em Phoenix, e assim, impulsionar um novo nicho de mercado.

Artigo recente sobre TAD publicado no The New York Times deu a entender que “o modelo de negócio agora estava passando por uma mudança”, segundo ressaltou o patologista norte-americano Bruce Friedman, chamando a atenção para a seguinte afirmação do jornal:

“A senhora Wood teve seu teste de sangue realizado por um serviço chamado InsideTracker (foto principal) que analisa 30 hormônios e biomarcadores, tais como os níveis de vitamina, colesterol e inflamação. Os resultados indicaram que ela tinha níveis excessivos de vitamina D, o que a fez cortar um suplemento que estava usando e ela afirmou que quase imediatamente se sentiu melhor. Agora ela tem o seu sangue coletado e testado pelo InsideTracker a cada quatro meses para verificar tudo, desde o açúcar no sangue até os níveis de vitamina B12 que, segundo ela, ‘me permite ser pró-ativa’ em relação à própria saúde”. O InsideTracker também oferece aos clientes a opção de ter enfermeiros para coletar o sangue na casa do paciente. Outra empresa que analisa exames de sangue, a WellnessFX, afirma que trabalha com médicos próprios que analisam todos os resultados.

O The New York Times ainda relata que “Paul Jacobson, presidente-executivo da WellnessFX, com sede em São Francisco, disse que a empresa cumpriu com todos os regulamentos e ofereceu aos clientes a opção de consultar um médico, nutricionista ou nutrólogo para discutir seus resultados. A WellnessFX vende pacotes de serviços que variam de US$ 78 a US$ 988, que oferecem análises de 25 a 88 biomarcadores sanguíneos, incluindo vitaminas, lipídios, marcadores cardiovasculares e da tiroide e hormônios reprodutivos. Dependendo dos resultados, a empresa também sugere suplementos, alimentos e exercícios”.

O artigo de Bruce Friedman ressalta que a “WellnessFX define uma porção do seu público-alvo – os consumidores que estão interessados ​​na saúde e na ‘performance’”.

O especialista difere dois tipos de pacientes. Um considera que “ser saudável está no topo da sua lista de prioridade. Você não tem medo de que um suflê de espinafre mantenha seu corpo na melhor forma possível”. Por outro lado os chamados “atletas durões”, como diz Bruce Friedman, “quer ser o melhor de seu jogo e sabe que verificar níveis de inflamação, testosterona e tireóide vão mantê-lo no topo”.

Por fim, há ainda o grupo dos chamados “experimentadores de dietas e biohackers”. Estes são os que tentam manter a saúde através de dietas como a mediterrânea, vegetariana, sem glúten, entre outras. “Você fez uma série de mudanças em sua dieta, certifique-se essas alterações estão funcionando para você internamente”.

A InsideTracker e a WellnessFX claramente não estão oferecendo testes de laboratório para os clientes que estão interessados ​​no monitoramento da doença. “Eles estão apenas adicionando clientes que estão mais interessados ​​em bem-estar e fitness.

Muitos desses pacientes não são apenas motivados a pagar por tal monitoramento, mas também podem se tornar clientes fixos, uma vez que tal interesse pode não diminuir. Mais importante ainda, é que estes fornecedores de TADs on-line podem oferecer serviços adicionais, como treinamento de saúde que não têm o risco médico-legal de oferecer conselhos aos pacientes sobre uma doença. Embora essa abordagem possa ser vista como sendo um tipo de charlatanismo, como a recomendação da WellnessFX para o uso de alimentos e suplementos dietéticos”, alerta o especialista, ao encerrar o artigo da Lab Soft News.

WellnessFX

WellnessFX recomenda o uso de alimentos e suplementos dietéticos, de acordo com os resultados dos exames

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