Geral | 2 de outubro de 2015

Instituições realizam ações para conscientizar população a respeito do câncer de mama

Mulheres têm o direito a tratamentos modernos contra o câncer, diz especialista Maira Caleffi
Instituições realizam ações para conscientizar população a respeito do câncer de mama

O movimento “Outubro Rosa”, criado na década de 1990, é um importante movimento mundial, que faz referência à prevenção e à luta contra o câncer de mama. No Brasil, a iniciativa chegou em 2002, com a já tradicional iluminação em tons de rosa de construções famosas em diversas cidades, para chamar atenção para o problema.

O câncer de mama é a forma mais comum de câncer em mulheres, sendo a segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (depois do câncer do pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 5.030 gaúchas descobrem, por ano, que possuem câncer de mama, 1.150 apenas em Porto Alegre. A incidência no Estado é de 87,72 novos casos para cada 100 mil mulheres. Vale lembrar que, com o diagnóstico da doença em um estágio inicial, mais de 90% dos pacientes alcançam a cura.

No Hospital Moinhos de Vento (HMV), a campanha deste ano tem como título, ‘Para Todas as Marias’, cujo objetivo é mostrar que todas as mulheres têm o direito a um tratamento adequado. “Todas as mulheres têm o direito a tratamentos modernos contra o câncer de mama metastático, seja através de planos de saúde, particular ou pelo SUS,” destaca a chefe do Serviço Médico de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Maira Caleffi.

A campanha institucional # SomosTodasVitoriosas traz a história de mulheres, colaboradoras da Instituição, que venceram a doença, reforçando que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são vitais para vencer o câncer de mama. Essas mulheres estamparão o anúncio publicitário institucional que abordará o tema.

A Instituição também realizará quatro encontros para abordar as diferentes fases e tratamentos da doença. Nessas atividades, onde participam especialistas multidisciplinares do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, o público externo também é convidado. As inscrições e maiores informações podem ser feitas através do site www.iepmoinhos.com.br/eventos

Veja a programação das palestras:

Dia 7: Palestra “Câncer de Mama: Um desafio passado, presente e futuro” e mesa redonda “Investigação e confirmação do diagnóstico de câncer de mama”.

Dia 14: “A Cirurgia e a reconstrução mamária no tratamento de câncer de mama”.

Dia 21: “Tratamento Adjuvante: Quimioterapia, Radioterapia e Hormonioterapia”.

Dia 28: “Reabilitação pós-tratamento de câncer de mama”.

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) inicia as ações em alusão ao Outubro Rosa no dia 1º. Para alertar as mulheres quanto a importância do autoexame, do diagnóstico precoce e dos riscos do não tratamento, a fachada da instituição ficará iluminada de rosa durante todo o mês e haverá faixas no em torno da instituição. Além disso, o Serviço de Mastologia realizará o II Simpósio de Mastologia do HED, dias 16 e 17, com o slogan “Você por inteiro: Ninguém sem mama”. O objetivo é divulgar o serviço oncoplástico oferecido pela instituição, onde a paciente tem a opção de sair da cirurgia de retirada do tumor já com a mama reconstruída. Por fim, no dia 23 outubro, das 10h às 13h, haverá uma ação no ambulatório do HED. Serão oferecidos serviços como verificação de pressão, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), consultoria com médicos oncologistas, aplicação da escala de ansiedade e a entrega de folders informativos com dicas de saúde e prevenção.

O Hospital São Lucas da PUCRS faz, dia 6, atividade alusiva à campanha, no Anfiteatro Irmão José Otão, exclusivo para o público interno. A programação inclui um talk show (Outubro Rosa: Mitos e Verdades), e serão fornecidas 50 mamografias para funcionárias acima de 40 anos, sem plano de saúde e que não tenham realizado o exame em 2015.

O Hospital Divina Providência realiza ações internas pela campanha Outubro Rosa. A campanha, que tem como objetivo principal chamar atenção à realidade atual da doença e à importância do diagnóstico precoce – que está sendo incentivado dentro do estabelecimentos, entre seus funcionários, pacientes e visitantes. Conforme a enfermeira do setor de Quimioterapia, Carine Redin, o setor, com a coordenação das Irmãs Ivone Selzler e Leonora Welter, está confeccionando e distribuindo fitinhas cor-de-rosa em todos os setores do Hospital, a fim estimular os funcionários a atuarem ativamente na manifestação. Cartazes e enfeites, confeccionados e distribuídos pelo Centro de Educação Continuada (CEC), também estão sendo afixados em locais estratégicos e murais. A finalidade da campanha é a conscientização tanto do quadro funcional como do público externo que circula pela instituição. “Tem que se tocar, fazer o autoexame com frequência e a mamografia. Se conhecer é importante tanto para mulheres quanto para homens, pois o câncer de mama não está associado apenas ao sexo feminino. E em caso de quaisquer anormalidades, um médico deve ser consultado”, alerta Carine.

O Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus integra-se à campanha mundial do Outubro Rosa com ações diretas para comunidade a fim de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que mais mata mulheres no RS. Um ônibus da linha T2 da Carris, que na sua rota inclui passagem pelo Hospital Mãe de Deus e o Mãe de Deus Center, foi envelopado de rosa trazendo uma mensagem na parte traseira (busdoor) com os dizeres “Prevenção do câncer de mama. Este é o caminho – Este ônibus leva ao Instituto do Câncer Mãe de Deus”. A ação teve início no sábado, 3, na última semana do mês o veículo irá trafegar no itinerário T5 da companhia, que também circula em frente ao Hospital.

Em quatro dias do mês, haverá intervenções do Esquadrão da Alegria dentro do ônibus, conjunto de voluntários que se vestem de palhaços e tem por objetivo proporcionar a alegria às pessoas. O grupo irá distribuir volantes educativos para os passageiros em horários específicos. O objetivo é chamar a atenção do maior número possível de pessoas sobre a incidência do câncer de mama e como evitar que se alastre.

Outra iniciativa alusiva ao período será a iluminação rosa nas fachadas dos prédios do CCMD (Centro Clínico Mãe de Deus), COR (Centro de Oncologia Radioterápica) e HGB (Hospital Giovanni Batista – Mãe de Deus Center). Ao longo do mês, também serão oferecidos descontos especiais para realização de mamografias no Hospital Mãe de Deus, em uma iniciativa para facilitar o acesso ao exame, considerado uma das ferramentas mais importantes para detecção prévia da doença.

Já no final de outubro, o Instituto do Câncer promoverá a 4ª edição do seu encontro especial de pacientes, ex-pacientes e profissionais da equipe multidisciplinar. A ocorrer no dia 30 de outubro, às 16h, na cobertura do Centro Clínico Mãe de Deus – localizado na Rua Costa 30, bairro Menino Deus, a iniciativa promoverá a discussão e conscientização do câncer de mama. Haverá música e troca de experiências entre pacientes que venceram a doença e quem ainda está em tratamento. Organizado pela Equipe Assistencial do Instituto, o evento é voltado para convidados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3230-2507.

Entre as clínicas, a Serdil está desenvolvendo ações de comunicação interna entre funcionários, e também campanha de conscientização na Rádio Antena 1.

A CliniOnco, em parceria com o Sport Club Internacional e Gaúchas Rosa & Choque, realizará ações antes do jogo Internacional x Sport Recife, pelo Campeonato Brasileiro, na Praça das Bandeiras junto ao estádio Beira Rio, próximo ao Gigantinho, no dia 3 de outubro, a partir das 13h. Antes da partida, as crianças que acompanham os jogadores na entrada de campo estarão vestindo camisetas alusivas à campanha. Haverá, ainda, distribuição de material informativo e um bate papo com profissionais da saúde com a mediação da jornalista Laura Medina (RBS TV), além de shows e apresentação do Grupo OncoArte.

A Oncoclinicas de Porto Alegre (a rede tem 34 unidades no País) fará ações de marketing interno e palestras. No dia 24, ocorre palestra com um médico do corpo clinico, um psicólogo e uma nutricionista, que abordarão o tema. Já no dia 27 será a vez de um evento aberto ao público no The Place Moinhos (Rua Tobias da Silva, 106). Além de palestra sobre auto-estima ara pacientes com câncer de mama, também serão realizadas ações para ajudar e ensinar as pacientes a fazer maquiagem, usar perucas, lenços, entre outras medidas para aumentar a confiança das mulheres.

Outras atividades marcadas para o Outubro Rosa no Rio Grande do Sul:

Caminhada das Vitoriosas – A conhecida caminhada promovida pelo Instituto de Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS) acontece no domingo, dia 4. O evento alerta a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama através do autoexame e da realização de mamografia. A caminhada começa às 10h, no Parque Moinhos de Vento, e o encerramento será às 12h, na Redenção. Camisetas oficiais custam R$ 20 e podem ser adquiridas em algumas lojas Panvel, Rabusch, Cabelo Mais, Casa de Ícaro e no Hospital Moinhos de Vento. O valor arrecadado vai direto para a conta do IMAMA.

Regata Outubro Rosa – Dia 17, a Federação de Remo e atletas do esporte do Rio Grande do Sul vão realizar provas festivas em comemoração ao Outubro Rosa. Visando divulgar formas de prevenção da doença, o evento vai contar com desfiles de barcos femininos e todas as atletas participantes receberão uma medalha personalizada. As provas acontecem na Ilha do Pavão.

Na Serra – Em Caxias do Sul, as atividades referentes ao movimento é a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde de Caxias, no dia 17 de outubro. Nesse dia, um sábado, serão feitas coletas de exames citopatológicos do colo uterino e encaminhamento de solicitações de mamografias.

 

VEJA TAMBÉM