Gestão e Qualidade | 24 de outubro de 2018

Hospital Tacchini passa a integrar grupo seleto de hospitais de excelência do Brasil

ANAHP congrega os mais bem conceituados hospitais privados do Brasil  
Hospital Tacchini passa a integrar grupo seleto de hospitais de excelência do Brasil

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, entrou para o seleto grupo de hospitais de excelência da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), organização que congrega os 110 maiores e mais bem conceituados hospitais privados do Brasil. No Rio Grande do Sul, o Hospital Tacchini é o primeiro estabelecimento hospitalar fora da Porto Alegre a fazer parte da ANAHP. Os demais hospitais são o Moinhos de Vento, o Mãe de Deus e o São Lucas, da PUCRS, todos localizados em Porto Alegre.

Segundo o Superintendente Executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, o ingresso do Tacchini na ANAHP vai ao encontro da filosofia da Instituição que tem como visão: ser um hospital focado na promoção de saúde e no bem-estar das pessoas, gerando e incorporando conhecimentos aplicados por equipes de alta performance. “Trata-se de uma oportunidade de estar em uma entidade que representa os principais hospitais privados de excelência do país. Ao mesmo tempo em que comemoramos, sabemos que estamos dando um grande passo que nos trará um nível de exigência ainda maior sobre nossa Instituição e, esta exigência, nos fará melhores para nossos pacientes”, avalia.

Hilton Mancio

Hilton Mancio

Ele explica que a ANAHP possui grupos de trabalho nos quais executivos do Tacchini serão inseridos, conforme o programa, tendo oportunidade de trocar experiências e estar em contato com as melhores práticas na área de saúde hospitalar. “Também teremos acesso a mais de 300 indicadores, onde será possível comparar nosso desempenho em relação às melhores práticas assistenciais, modelos de gestão de pessoas, informações quanto ao equilíbrio econômico-financeiro dos hospitais, bem como a organização do corpo clínico e nosso relacionamento institucional, entre outros”, relata o superintendente.

ANAHP

Criada em maio de 2001, a representa hoje os principais hospitais privados de excelência do país. A entidade surgiu para defender os interesses e necessidades do setor, bem como expandir as melhorias alcançadas pelas Instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar, favorecendo assim todos os brasileiros. Atualmente a ANAHP ocupa função estratégica no cenário Político e Institucional, principalmente no desdobramento de temas essenciais à sustentabilidade do sistema.

Dados do setor mostram que dos cerca de 6 mil hospitais no país, menos de 350 possuem algum tipo de Acreditação Hospitalar. Destes, 31,8% integram a ANAHP. 72% das Instituições são de alta complexidade e 47% realizam algum tipo de transplante.

Segundo a ANAHP, ao longo de 2017, os 110 Hospitais associados à entidade realizaram, juntos:

100.667.387 exames;

1.581.036 internações;

1.166.459 cirurgias;

São 24.431 leitos e a geração de 163mil empregos diretos.

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o