Gestão e Qualidade | 18 de junho de 2021

Hospital Tacchini mantém acreditação hospitalar de excelência da ONA

Durante 3 dias, os 4 avaliadores da instituição certificadora verificaram a evolução dos ciclos de melhoria em diversos setores do Tacchini
Hospital Tacchini mantém acreditação hospitalar de excelência da ONA

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), manteve a certificação de Acreditado com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Este é o maior e mais importante reconhecimento nacional para instituições da área da saúde. Durante 3 dias, os 4 avaliadores da instituição certificadora verificaram a evolução dos ciclos de melhoria em diversos setores do Tacchini.

A certificação ONA de nível 3 é concedida apenas para instituições que, além de atender aos critérios do princípio de segurança (observados no nível 1) e de gestão integrada (observados no nível 2), também cumpre os requisitos de excelência em gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

A manutenção da acreditação hospitalar no seu nível máximo, concedida a apenas 9 dos 333 hospitais em funcionamento no Rio Grande do Sul, ocorre anualmente e, desta vez, foi realizada de forma remota em função da pandemia de Covid-19.

De acordo com o gestor de operações e qualidade do Tacchini, Márcio Pereira Ramos, as ações tomadas para lidar com a pandemia foram muito destacadas. “Desde a dinâmica de prontidão da estrutura organizacional, ao rigor no uso dos EPIs, a adaptação para abertura de leitos, o esforço institucional para cobertura de estoque de materiais e medicamentos, a dedicação incessante da equipe multidisciplinar, o trabalho dedicado na saúde mental com as nossas equipes, até o apoio das áreas corporativas à equipe assistencial foram valorizadas”, descreve.

Até o final do primeiro trimestre de 2022, o Tacchini deve passar por mais uma manutenção da mesma certificação, que tem validade até o início de 2023. “O desafio é continuarmos um passo à frente nos ciclos de melhoria, oferecendo um serviço cada vez melhor para a comunidade” finaliza Ramos.

 



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