Hospital Tacchini forma primeira turma de instrumentação cirúrgica
"Queremos sempre os melhores profissionais ao nosso lado. Valorizar os profissionais que já estão conosco, oferecendo oportunidades de qualificação contínua, é uma das formas que encontramos de fazer isso” diz o gestor de pessoas Augusto AmaralNa última semana, o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves (RS), formou a sua primeira turma de instrumentadores cirúrgicos. Ao todo, 17 técnicos e técnicas em enfermagem da instituição completaram o curso de três meses promovido em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e estão aptos a realizar a nova função.
A instrumentação cirúrgica é uma atividade essencial para o sucesso de um procedimento operatório. Ao lado do médico cirurgião, o profissional técnico é o responsável pela separação, higienização, montagem e fornecimento dos instrumentos utilizados no procedimento.
Para realizar cirurgias de forma rápida e reduzir as possibilidades de falha, os instrumentadores cirúrgicos também receberam noções sobre os procedimentos. Desse modo, é possível acompanhar o andamento da situação, se antecipar frente às necessidades e agilizar o manuseio dos materiais pelo médico cirurgião.
“Essa é uma nova etapa na vida dos profissionais de saúde e também do hospital. Queremos sempre os melhores profissionais ao nosso lado. Valorizar os profissionais que já estão conosco, oferecendo oportunidades de qualificação contínua, é uma das formas que encontramos de fazer isso”, descreve o gestor de pessoas do Tacchini, Augusto Amaral.
A fim de atender a demanda por profissionais qualificados a trabalhar no Centro Cirúrgico, a formação de instrumentadores cirúrgicos terá continuidade no Tacchini. A segunda turma de técnicos de enfermagem já iniciou as aulas e deve se formar em janeiro de 2022.