Mundo | 29 de junho de 2015

Hospital São Lucas é capa de publicação americana

Caso raro de comunicação anormal entre a artéria e a veia recebeu destaque
Hospital São Lucas é capa de publicação americana

Um caso diferente ocorrido no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) chamou a atenção da mais importante publicação de cirurgia vascular dos Estados Unidos. A história envolveu um paciente de 58 anos que veio ao HSL devido à insuficiência cardíaca.

A equipe de investigação, integrada pelos serviços de cardiologia, cirurgia vascular e tomografia e ressonância magnética, identificou que um tiro recebido na perna esquerda do paciente há mais de 40 anos causou uma comunicação anormal entre a artéria e a veia. A consequência foi o surgimento de um fluxo sanguíneo entre a artéria e a veia ao nível do joelho. Com isso, o coração precisou trabalhar mais do que o normal, gerando a insuficiência cardíaca.

O raro caso foi resolvido com uma cirurgia para desfazer a ligação anormal. O tópico foi capa da edição de maio do “Journal of Vascular Surgery”. Com o título “High-output heart failure resulting from a traumatic arteriovenous fistula”, o trabalho reconhecido contou com a participação dos médicos Marco Antônio Goldani, Ricardo Piantá, Aline Heck e Vanessa Trindade.

VEJA TAMBÉM