Gestão e Qualidade | 22 de fevereiro de 2022

Hospital São Lucas da PUCRS inaugura primeiro ambulatório de osteoporose de Porto Alegre

Ligado à Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), serviço destina-se ao tratamento adequado e à diminuição do risco de refratura de pacientes com a doença
Hospital São Lucas da PUCRS inaugura primeiro ambulatório de osteoporose de Porto Alegre

Para qualificar o atendimento a pacientes com osteoporose, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) inaugurou, este ano, o primeiro ambulatório de Porto Alegre focado na doença. O serviço está baseado no projeto de prevenção secundária de fraturas (Fracture Liaison Service da IOF – International Osteoporosis Foundation). O local irá atender os casos de fratura e refratura, além dos pacientes que estão em processo de diagnóstico da patologia.

A osteoporose é a perda acelerada de massa óssea que ocorre em função do envelhecimento e provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Dessa forma, os ossos ficam fracos, sujeito a fraturas graves e deformidades que podem acontecer em qualquer parte, mas principalmente no quadril e nas vértebras da coluna. Trata-se de uma doença silenciosa, muitas vezes descoberta apenas após a fratura. Para que haja um tratamento adequado, é necessário passar por um reumatologista que indicará o encaminhamento correto – nem sempre é a intervenção cirúrgica.

De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), 20% da população acima de 50 anos será atingida pela osteoporose. Atualmente, em média, 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Os dados referenciam principalmente mulheres com mais de 50 anos após a menopausa e homens a partir dos 65 anos. Esse fenômeno acontece em função da mudança de células. “Com o passar da idade e após a menopausa, o estrogênio no corpo das mulheres diminui, o que faz com que aumente a reabsorção e enfraqueça os ossos”, explica a coordenadora do ambulatório de osteoporose do HSL, dra. Samanta Gerhardt. Alguns hábitos podem potencializar a perda óssea, como fumar e consumir bebidas alcoólicas.

A dra. Samanta mapeou algumas dicas para a prevenção da osteoporose:

Pratique regularmente atividades físicas. Exercícios com carga e equilíbrio são os mais indicados para fortalecer os músculos e evitar quedas.


Tenha uma alimentação saudável, com uma dieta rica em nutrientes como cálcio, calorias suficientes e proteína, primordiais para a saúde óssea.


Tome banhos de sol regularmente. A exposição ao sol, nos horários adequados, auxiliará no processo de absorção de vitamina D, reconhecida como um nutriente fundamental para a saúde dos ossos.


Evite quedas desnecessárias em casa, adotando cuidados como: retirar tapetes, evitar pisos molhados e adequar apoios criando locais seguros no banheiro e em ambientes com piso liso.

Agendamento de consulta

Para a marcação de consultas no ambulatório de osteoporose do HSL, os pacientes podem entrar em contato pelo telefone (51) 3320-3000 e solicitar o atendimento especializado.

Com informações HSL, Crédito Paula Neiman. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM