Hospital Moinhos promove ciclo palestras sobre câncer de mama
Encontros mensais darão orientações e apoio para pacientes e familiaresPara promover a troca de experiências sobre um assunto delicado e complexo como o câncer de mama, o Hospital Moinhos de Vento promoverá um ciclo de palestras mensais. O encontro chamado Juntas terá quatro edições até o final do ano, e vai proporcionar um momento de orientações sobre temas específicos e apoio para pacientes e familiares.
Os encontros acontecem sempre às 15h no Auditório do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento (entrada pela Rua Tiradentes, 333). Todas as atividades programadas serão abertas ao público externo, gratuitas e para participar não é necessário realizar inscrição.
Tema dos encontros:
30/08: Alimentação e imunidade
27/09: Atividade física
25/10: Autoestima
29/11: Sexualidade
Taiana Saraiva, Coordenadora Assistencial do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, explica que “o objetivo destes encontros é acolher, orientar, incentivar, estimular e acompanhar pacientes com câncer de mama e seus familiares. Eles serão estimulados quanto a estratégias que enfoquem na saúde e na qualidade de vida com o apoio da equipe multiprofissional, composta por enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas e profissionais convidados conforme a temática do encontro”.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde as estimativas de incidência para o câncer de mama em 2016, no Brasil, são de 57.960 casos novos de câncer de mama, um risco estimado de 56,20 casos para cada 100 mil mulheres. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com maior incidência do câncer de mama no Brasil. Só em Porto Alegre são registrados 125 novos casos em 100 mil mulheres a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o primeiro mais frequente nas mulheres das regiões Sul (74,30/100 mil), Sudeste (68,08/100 mil), Centro-Oeste (55,87/100 mil) e Nordeste (38,74/100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/100 mil).
Saiba Mais:
Falta de acesso a terapias para tratar o câncer de mama no SUS
Pesquisa avalia relação entre o consumo de álcool e o risco de câncer
Como o câncer e seus tratamentos podem influenciar a função cognitiva
Inibidores de aromatase ajudam a reduzir risco de retorno do câncer de mama
Sociedade Americana de Câncer recomenda mamografia anual a partir dos 45 anos
O “marcador” que melhora a eficácia da imunoterapia no câncer
Cientista cria técnica revolucionária de diagnóstico do câncer
Pesquisa mostra que exame específico pode diminuir necessidade de quimioterapia
Nos EUA, mortes para todos os cânceres baixaram, exceto para um tipo