Mundo | 6 de fevereiro de 2014

Os benefícios do esporte no tratamento do câncer

Na França, exercícios físicos constituem tratamento diferenciado
Os benefícios do esporte no

Surgido em 2000 após o encontro entre um médico e um atleta de ponta, o Cami Fédération Sport et Cancer, busca bons resultados no tratamento de tumores através de exercícios. Mais do que uma atividade física, o projeto dá motivação e reduz a fadiga aos pacientes.

Pesquisas clínicas confirmam os benefícios dessa medida. Além da natureza preventiva do esporte em alguns tipos de câncer, “a prática regular de atividade física está associada com um risco reduzido de morte por câncer ou outras causas, na ordem de 50%”, afirmou Thierry Bouillet, oncologista fundador do Cami, em reportagem do jornal Le Figaro.

Diversos benefícios a pacientes que vivem com câncer ou já tiveram a doença, podem ser alcançados sem efeitos colaterais. A melhoria na qualidade de vida e a luta contra a exclusão induzida pela doença, estão entre os benefícios identificados. A ação do CAMI é parte de uma política de prevenção através do esporte e da reintegração social. A prática de exercícios diminui em 36% os sintomas de fadiga, uma das maiores queixas dos pacientes.

VEJA TAMBÉM