Gestão e Qualidade, Mundo | 7 de maio de 2018

Hospital Moinhos de Vento apresenta projeto na Holanda

Lideranças representaram o hospital gaúcho na Europa
Hospital Moinhos de Vento apresenta projeto na Holanda

Os resultados e as experiências do Projeto Paciente Seguro, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, foram apresentados pelo Hospital Moinhos de Vento na quinta-feira, 3, no International Forum on Quality & Safety in Healthcare, na Holanda. O evento reuniu especialistas de 72 países, de 2 a 4 de maio.

Elenara Ribas, líder do projeto no Moinhos, foi a representante, acompanhada do presidente do Conselho de Administração, Eduardo Bier, do superintendente executivo, Mohamed Parrini, e do superintendente médico, Luiz Antonio Nasi.

Dentre os resultados positivos alcançados – e apresentados em Amsterdam, destacam-se nas áreas piloto, a mediana zero na taxa de quedas de pacientes e de 51% na prevalência de lesão de pele por pressão mais comum em idosos.

Lançado em 2016, o Projeto Paciente Seguro uniu 15 instituições públicas de saúde de todas as regiões do Brasil para promover a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, a iniciativa oferece treinamento especializado, aprimoramento das práticas assistenciais e a organização de metodologias para o fortalecimento de uma mudança cultural para um cuidado melhor e mais seguro dos pacientes. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

VEJA TAMBÉM