Gestão e Qualidade | 26 de maio de 2015

Hospital Divina Providência conquista premiação da Prefeitura de Porto Alegre

Entidade foi destaque na categoria Direito à Saúde
Hospital Divina Providência conquista premiação da Prefeitura de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre realizou a 6ª edição do prêmio Destaque em Saúde. A solenidade de entrega ocorreu na noite de 19 de maio, na Câmara Municipal.

A honraria, concedida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), valoriza iniciativas e pessoas que contribuíram, ao longo do ano que passou, para a consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) inclusivo, universal e humanizado. Estiveram presentes o prefeito em exercício, Sebastião Melo, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a coordenadora do CMS, Djanira Corrêa da Conceição, e vereadores municipais. A Fehosul esteve representada pelo assessor da presidência, Alcides Pozzobon.

Durante o evento, Fernando Ritter, ressaltou que “mesmo com todas as dificuldades financeiras que o País vem enfrentando, e que se refletem consequentemente na saúde, temos iniciativas importantes para destacar”, salientou o secretário.

O Hospital Divina Providência foi a instituição de destaque na categoria Direito à Saúde, graças ao projeto Mutirão de Saúde. A coordenadora das Estratégias de Estratégia de Saúde da Família Rincão e Nossa Senhora de Belém, Daiane Benites, disse no evento que a premiação “é o reconhecimento do nosso trabalho por parte do controle social, que é basicamente formado pela comunidade, a  qual merece ter acesso a  um serviço de qualidade através do Sistema Único de Saúde. Este é o objetivo das Unidades de Saúde da Família Rincão e Nossa Senhora de Belém: provar que podemos prestar uma assistência de qualidade através do SUS”.

Conheça os vencedores nas nove categorias:

CONTROLE SOCIAL 

Pessoa: Maria Encarnacion Ortega. Por sua atuação no controle social, segmento usuário, a partir de conselhos locais de Saúde e Conselho Distrital de Saúde da Região Leste.

DIREITO À SAÚDE 

Projeto: Mutirão da Saúde – Hospital Divina Providência e SMS. Desde 2006, as equipes da saúde da família das unidades Rincão e Nossa Senhora de Belém, com apoio de instituições e órgãos públicos, fazem mutirões para propiciar à comunidade o acesso à saúde, além de ações sociais e geração de renda, ofertando consultas médicas, coletas de exames citopatológico, solicitação de exames laboratoriais e mamografia, vacinas, testes rápidos de HIV-Sífilis-Hepatite, avaliação oftalmológica, atingindo um público de aproximadamente 500 usuários em cada evento.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 

Projeto: Oficina de sensibilização ao profissional que atua com pessoas com deficiência (PCD)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O projeto foi realizado no Posto de Atenção Primária em Saúde Glória, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Foram realizadas dinâmicas e apresentação do vídeo “Dicas de Convivência”, com a finalidade de compreensão das dificuldades e desafios no atendimento à pessoa com deficiência (PCD).

GESTÃO EM SAÚDE

Pessoa: Elmo Raupp Behenck Viegas. O engenheiro Elmo é servidor municipal e atua na coordenação da assessoria de Projetos da SMS, responsável pela manutenção predial, execução das obras e reformas dos serviços de saúde.

INOVAÇÃO EM SAÚDE 

Projeto: Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido pelo comitê consolidou-se em 2014, com o objetivo de zerar a transmissão vertical do HIV e prevenir a sífilis congênita no município, que é a capital brasileira com o maior coeficiente de detecção de casos de Aids no Brasil nos últimos sete anos, com média de 103 casos por 100 mil habitantes.

INTEGRALIDADE EM SAÚDE 

Projeto: Grupo de Trabalho de Humanização Partenon/Lomba do Pinheiro. Criado em 2012, mantém encontros mensais. Em 2014, teve várias iniciativas com trabalhos nas unidades da Lomba do Pinheiro na questão da humanização do SUS, como a constituição de Conselhos Locais de Saúde.

SAÚDE DA MULHER

Projeto: Rede Cegonha no Município de Porto Alegre. Através das medidas desenvolvidas, a redução da mortalidade materna em 2014 foi de 66% em relação a 2013, atingindo um coeficiente de 20 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos, além do aumento do número de gestantes que realizam mais de sete consultas no pré-natal para 74,15%, 1,1% a mais que 2013.

SERVIÇO DE SAÚDE

Instituição: Posto de Saúde Vila Floresta – GHC. O Posto da Vila Floresta, além do atendimento médico, conta com Conselho Local de Saúde constituído desde 1997, que mantém um boletim informativo, servindo de elo entre o posto e a comunidade. O lema da equipe é: “No nosso posto, não recebemos usuários e sim acolhemos pacientes”.

TRABALHADOR EM SAÚDE

Pessoa: Arlete dos Passos Volino. É agente comunitária de Saúde há 16 anos, na Unidade de Saúde da Família Jardim da Fapa.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

VEJA TAMBÉM

covid-19

Série especial: as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de

Série especial: Hospital Mãe de Deus expande número de leitos em 20% para atender pacientes com a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de
Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São