Gestão e Qualidade | 20 de fevereiro de 2020

Hospital Divina Providência aumenta em 51% o número partos normais

As vantagens do parto normal incluem uma recuperação mais rápida e menor tempo de internação
Hospital Divina Providência

Ao fazer seu balanço de 2019, o Hospital Divina Providência, em Porto Alegre, constatou um aumento considerável nos partos naturais realizados na instituição: 51%. Segundo a instituição hospitalar, o resultado se deve, em grande parte, à implantação do plantão com a presença de médico e enfermeira obstétricos. Durante as 24 horas do dia, sete dias por semana, há uma equipe preparada para atender gestantes e seus bebês.

Dentre as vantagens deste procedimento em relação à cesárea, estão uma recuperação mais rápida e menor tempo de internação. Segundo o Diretor Técnico-Médico do Divina, Dr. Willian Dalpra, a meta para 2020 é de seguir aumentando o numero de partos normais: dessa vez em 35%.

O Divina destaca as vantagens do parto normal para a mãe e para bebê

As vantagens do parto normal para a mãe

Menor risco de infecção.

Favorecimento da produção de leite materno.

Vínculo mãe-bebê ocorre com maior facilidade.

O útero volta ao seu tamanho normal mais rapidamente.

As vantagens do parto normal para o bebê

Maior facilidade para respirar: Ao passar pelo canal vaginal, seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com mais facilidade.

Mais atividade ao nascer: O bebê também se beneficia das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe durante o trabalho de parto, fazendo com que ele seja mais ativo e responsivo ao nascer.

Maior receptividade ao toque: Durante a passagem pelo canal vaginal, o corpo do bebê é massageado, fazendo com que ele desperte para o toque e não estranhe tanto o toque dos médicos e enfermeiros ao nascer.

Mais calma: Ao nascer o bebê pode ser imediatamente colocado em cima da mãe, o que acalma mãe e filho e aumenta seus laços sentimentais.

 

VEJA TAMBÉM