Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 11 de outubro de 2016

Hospital de Clínicas sedia evento do Ministério da Saúde sobre o tratamento da falência intestinal

Participação do francês Olivier Goulet (Hospital Necker-Enfants Malades) e apoio do Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Sírio-Libanês e Albert Einstein
hospital-de-clinicas-sedia-evento-do-ministerio-da-saude-sobre-o-tratamento-da-falencia-intestinal

Com o objetivo de estruturar um programa de abrangência nacional para reabilitação e transplante intestinal, o Ministério da Saúde promoverá, nos dias 4 e 5 de novembro, o I Encontro sobre Falência e Reabilitação Intestinal no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O evento, realizado gratuitamente, é o primeiro sobre o assunto no país e tem o apoio de importantes hospitais, como o das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Sírio-Libanês e Albert Einstein.

A escolha do local se deu porque o HCPA foi o primeiro hospital a implantar um Centro de Nutrição Parenteral Domiciliar Via SUS, em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa permite aos pacientes do SUS com falência intestinal receber tratamento em casa, a partir da capacitação de cuidadores e acompanhamento de equipe do Clínicas. O projeto, que iniciou há dois anos, desospitaliza pacientes pediátricos que dependem de nutrição parenteral (alimentação diretamente na veia) e proporciona uma significativa melhora na qualidade de vida deles.

Entre os palestrantes está um dos grandes nomes internacionais quando o assunto é reabilitação intestinal: o professor Olivier Goulet, do Hospital Necker-Enfants Malades (França), o maior centro de reabilitação intestinal da Europa. Além da reabilitação, serão abordados temas como a atualização no tratamento da falência intestinal em adultos e crianças, estratégias para o manejo da falência intestinal e transplante intestinal e multivisceral.

Podem participar do encontro profissionais e estudantes da área da saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

VEJA TAMBÉM