Gestão e Qualidade | 2 de julho de 2019

Hospital de Clínicas de Porto Alegre inicia fase de vistoria das obras nos novos prédios

A expectativa da Direção é de que, até o final de 2019, seja possível iniciar a transferência da Emergência e da recepção do Ambulatório
Hospital de Clínicas de Porto Alegre inicia fase de vistoria das obras dos novos prédios

A partir de 1º de julho, a obra de expansão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entra na chamada fase de transferência de operação. Isso significa que os dois novos prédios, agora concluídos, passam a ser vistoriados conjuntamente pelo hospital e pela construtora. Será conferida a adequação das instalações, acabamentos, sistemas elétrico e de climatização, elevadores, correio pneumático e outros detalhes, além das condições de segurança para pacientes e profissionais. Estima-se que essa etapa dure cerca de três meses, para que o hospital possa oficialmente “receber as chaves” dos prédios.

As fases seguintes envolverão a aprovação do Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), já protocolado junto ao Corpo de Bombeiros, e, após esse aval, a solicitação do Habite-se à Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em paralelo, o HCPA segue concluindo etapas como a aquisição de móveis e a realização de obras para a ligação física e o estabelecimento de fluxos de medicamentos, alimentos, roupas hospitalares e outros itens entre os blocos A (prédio antigo), B e C (edifícios novos).


A expectativa da Direção é de que, até o final de 2019, se forem atendidos todos os requisitos legais, técnicos e de segurança, seja possível iniciar a transferência da Emergência para o Bloco B e da recepção do Ambulatório para o Bloco C.


Emergência aumentará em três vezes a área física

A Emergência terá uma área física três vezes maior do que a atual – de 1.700 m² para 5.159 m² –, proporcionando condições de atendimento mais qualificadas, seguras e humanizadas aos pacientes. Já a nova recepção do Ambulatório vai acolher com mais conforto e estrutura de apoio os pacientes e seus acompanhantes, pois grande parte deles chega ao hospital em vans no início da manhã e passa por uma longa espera até a hora agendada para a consulta. O Ambulatório do Clínicas realiza cerca de 1,5 mil consultas por dia, metade delas para pacientes do interior gaúcho ou de outros estados.

Área interna da nova estrutura do HCPA

Área interna da nova estrutura do HCPA

xxx

Repasses e contratação de profissionais

Segundo o HCPA, não haverá, nesse momento, aumento no número de leitos, consultórios ou atendimentos, pois o contrato com o Gestor Municipal do Sistema Único de Saúde segue mantendo o mesmo volume de recursos para repasse ao hospital. Em função disso, também não está prevista, ainda, abertura de concursos para profissionais.

A ocupação dos diferentes pavimentos dos novos prédios vai continuar ocorrendo gradualmente a partir de 2020, de acordo com a disponibilidade de recursos e observando padrões técnicos e de segurança, em etapas interdependentes. Uma das áreas prioritárias para transferência no próximo ano é o Bloco Cirúrgico. Para que isso ocorra, é preciso primeiramente instalar o Centro de Material Esterilizado, onde os instrumentais cirúrgicos são esterilizados. Os equipamentos para essa área já estão em processo de licitação.

Saiba mais: 

Hospital de Clínicas apresenta à comunidade os jardins que integram a nova estrutura

Conclusão das obras é prioridade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

 

Com informações HCPA. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM

ACREDITAÇÃO

Oncoclínica Porto Alegre recebe certificação internacional da Joint Commission (JCI) 

A Oncoclínica Porto Alegre foi certificada pela Joint Commission International (JCI) em reconhecimento ao compromisso contínuo da instituição com padrões internacionais de referência em segurança e qualidade. Segundo a instituição de saúde, esta é a primeira clínica do Rio Grande do Sul a receber esta certificação no Programa de Assistência Ambulatorial. O selo da JCI reconhece que a
Mudanças no mercado

UnitedHealth reestrutura operações no Brasil e substitui presidente da AMIL

aa De acordo com informações do grupo norte-americano UnitedHealth Group (UHG), dona da Amil, o médico pediatra José Carlos Magalhães assume como CEO da companhia em substituição a Claudio Lottenberg, que estava no cargo desde 2016.   Magalhães também acumulará o cargo de CEO do Americas Serviços Médicos, braço hospitalar do grupo,  de acordo com nota oficial divulgada
Serra gaúcha

Casa de Repouso Elisa Tramontina em Carlos Barbosa implanta serviço de reabilitação a idosos

A Casa de Repouso Elisa Tramontina (CRET) integrante do Tacchini Sistema de Saúde, está oferecendo à comunidade regional um serviço diferenciado na área de fisioterapia, tendo como público-alvo idosos que tiveram algum trauma ou passaram por procedimentos cirúrgicos e que precisam de reabilitação, principalmente na região do quadril e/ou joelho. O trabalho é realizado por uma equipe