Gestão e Qualidade | 19 de dezembro de 2018

Hospital de Clínicas apresenta à comunidade os jardins que integram a nova estrutura

Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva participou da cerimônia
Com 94,3% de sua estrutura física pronta, Hospital de Clínicas apresenta jardins à comunidade

A manhã do dia 17 de dezembro marcou uma nova fase para as obras dos novos anexos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Com 94,3% de sua estrutura física pronta e recursos garantidos para finalização do restante, o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva (foto principal), e a diretora-presidente do Clínicas, Nadine Clausell, anunciaram a retirada de parte dos tapumes e apresentaram os jardins dos novos prédios à comunidade. Agora, moradores que circulam pela Avenida Protásio Alves enxergam um novo paisagismo, um espaço com gramado e várias espécies de árvores.

Antes de se dirigir ao Anexo II, local da cerimônia, o ministro participou da entrega de uma torre de quatro elevadores no HCPA. Os novos equipamentos, liberados para uso a partir de quarta-feira, 19, melhoram o fluxo do paciente do Bloco Cirúrgico e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) ao leito, porque são 60% maiores do que os atuais e adequados para o transporte de camas, macas e cadeiras de rodas. Rossieli parabenizou os gestores do hospital pelo trabalho. “Além de realizar uma das maiores obras na área da saúde do país, ampliando o espaço físico em 70%, a Nadine e sua equipe não descuidam das melhorias menores e cotidianas do hospital, como acabei de testemunhar nas obras dos elevadores”. O ministro também ressaltou que cuidar da vida das pessoas tem um valor simbólico incalculável. “Ninguém precifica o que é feito aqui ao longo da história, ensinando e formando profissionais que salvam tantas vidas diariamente”.

Nadine Clausell

Nadine Clausell

xxx

A abertura dos jardins faz parte da expansão do HCPA. O novo complexo hospitalar vai permitir a reorganização de diversas áreas e do fluxo de pacientes, com triplicação do espaço físico na Emergência e ampliação de 54 para 110 leitos no CTI. Rossieli ainda afirmou que a verba, cerca de RS 130 milhões, para equipar os novos ambientes está prevista no orçamento de 2019, basta ser empenhada pelo próximo governo. A entrega da ampliação está programada para o primeiro semestre de 2019. As obras tiveram início em 2013.

No encerramento das apresentações, as crianças da creche do hospital e da Casa de Apoio penduraram, nas árvores do jardim, mensagens com desejos para 2019, como “humanização”, “esperança” e “sucesso”. A cerimônia também contou com o coral do HCPA.

VEJA TAMBÉM