Gestão e Qualidade | 7 de dezembro de 2012

Hospital Bruno Born entrega as novas instalações do Serviço de Quimioterapia

Com a nova área, a instituição poderá atender até 60 pacientes simultaneamente
Inauguração Quimio

O Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, inaugurou dia 6 de Dezembro as novas instalações do Serviço de Quimioterapia, que faz parte do Centro de Oncologia Bruno Born (COBB). A nova sede foi ampliada, passando de 407m² para 1.422m². Com a ampliação, o HBB poderá quadruplicar os atendimentos, podendo atender até 60 pacientes simultaneamente.  Para o presidente do HBB, Claudinei Fracaro, esta inauguração é uma das etapas do Plano de Crescimento que foi projetado para o hospital, transformando a instituição num Centro de referência no Estado, e até mesmo em nível nacional.

“Estamos nos especializando em altas complexidades que há tempos atrás não existiam dentro do HBB. Cada vez mais vamos trazer técnicas novas e procedimentos inéditos, que vão exigir qualificação profissional e novos equipamentos, que poderão proporcionar um trabalho mais especializado no tratamento das doenças, com mais comodidade e humanização aos nossos clientes de toda a região do Vale do Taquari e até outras regiões do Estado”, ressalta Fracaro.

Atualmente, estão cadastrados no HBB cerca de três mil pacientes em tratamento residentes nos 67 municípios que integram as 8ª, 13ª e 16ª Coordenadorias Regionais de Saúde, além de outras áreas do Estado que também são encaminhados ao COBB. Com a ampliação, o serviço poderá atender até cinco mil pacientes. Em termos de tratamentos ativos, o HBB realiza até 900 procedimentos de quimioterapia por mês, também podendo quadruplicar este número.

As novas instalações comportam consultórios para atendimento, boxes individualizados, poltronas na área de atendimento do SUS, leitos para tratamento de longa duração, área de apoio contendo consultórios de nutricionista, assistente social, psicóloga e enfermagem, sala de arquivo com área de pesquisa e ampla sala de espera. No Serviço de Quimioterapia atuam mais de 50 profissionais, entre equipe médica e técnicos.

Para o diretor técnico, o oncologista Dr. Leonardo Brust, a medicina na região do Vale do Taquari e Rio Pardo vive um momento histórico. “Muitos acontecimentos estão por vir e a dimensão do novo Centro de Oncologia Bruno Born é a materialização daquilo que mostra-se cada vez mais uma instituição sem fronteiras. Nossas responsabilidades para com a sociedade aumentam, mas estamos plenamente habilitados a atender qualquer tipo de câncer, seja no aspecto do tratamento, do diagnóstico precoce, na prevenção ou no aconselhamento genético”, ressalta o médico.

VEJA TAMBÉM