Gestão e Qualidade | 14 de outubro de 2013

Hospital Belém completa 70 anos

Em palestra, presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, destacou a importância da instituição
Hospital  Belém completa 70 anos

Inaugurado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, o Hospital Parque Belém (HPB), no bairro Belém Velho, em Porto Alegre, comemorou 70 anos no último sábado, 12. Em evento comemorativo na véspera, 11, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, o deputado e médico Pedro Westphalen, realizou palestra em que enalteceu a importância da instituição, além de analisar a questão da saúde pública.

Ao elogiar o trabalho realizado pela entidade, Westphalen destacou a “capacidade de desenvolvimento e a vontade que pode ajudar a desafogar a saúde. A mesma que dediquei quando trabalhei na reestruturação do IPE-Saúde”, lembrou. O presidente também salientou a importância da gestão municipal em investir no HPB pelo benefício da região.

No evento, o presidente do HPB, médico Luiz Augusto Pereira, lamentou a demora em obter recursos. “Estamos com R$ 3 milhões aprovados no Ministério da Saúde e que ainda não foram liberados para serem investidos no pronto socorro do hospital. Temos que receber esses recursos, para poder atender com maior precisão a comunidade”, ponderou.

Cerca de 95% dos atendimentos do hospital são pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente nas áreas de neurologia, traumatologia e dependência química. O hospital conta com 460 funcionários e 200 leitos. Com fins filantrópicos, a entidade trabalha sob o lema “ciência e caridade”.

Além de Pedro Westphalen, também estiveram presentes ao evento o secretário municipal adjunto da Saúde, Inélio Figleski; o presidente do conselho deliberativo do hospital, major Omero Cunha; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, médico Tiago Duarte; o deputado federal e também médico Alexandre Roso; o diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul e ex-secretário da saúde do estado, Germano Bonow, assim como, Sérgio Bechelli, que, igualmente, foi secretário estadual da saúde. A FEHOSUL esteve representada por seu presidente Cláudio José Allgayer.

VEJA TAMBÉM