Gestão e Qualidade | 1 de dezembro de 2021

HCPA passa a disponibilizar ecodoppler transcraniano ambulatorial via SUS

"Há anos trabalhávamos para ter um ambulatório dedicado a estes exames e agora conseguimos”, comenta a neurologista Angélica Dal Pizzol
HCPA passa a disponibilizar ecodoppler transcraniano ambulatorial via SUS

Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realizou, no dia 25 de novembro, um exame pioneiro através do Sistema Único de Saúde: o ecodoppler transcraniano ambulatorial. A primeira paciente aguardava há mais de um ano pelo atendimento,  que não estava disponível na rede pública do estado.

O acesso ambulatorial ao ecodoppler transcraniano permite que os médicos investiguem causas de acidentes vasculares cerebrais (AVC), realizem prevenção primária de AVC em crianças com a anemia falciforme, entre outros benefícios. O equipamento foi adquirido com recursos de pesquisas, e já era utilizado em pacientes internados. Agora, após uma etapa de acertos administrativos junto à regulação, ele  passa a ser usado sistematicamente para os atendimentos de pacientes ambulatoriais do SUS.

”Foi um momento muito satisfatório para toda equipe. Há anos trabalhávamos para ter um ambulatório dedicado a estes exames e agora conseguimos”, comenta a neurologista Angélica Dal Pizzol, que liderou o processo em conjunto com os médicos Andrea de Almeida e Lucas Cabral. A coordenação é da professora Sheila Martins e do chefe do Serviço de Neurologia do HCPA, professor Artur Schuh.



VEJA TAMBÉM