HCPA passa a disponibilizar ecodoppler transcraniano ambulatorial via SUS
"Há anos trabalhávamos para ter um ambulatório dedicado a estes exames e agora conseguimos”, comenta a neurologista Angélica Dal PizzolO Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realizou, no dia 25 de novembro, um exame pioneiro através do Sistema Único de Saúde: o ecodoppler transcraniano ambulatorial. A primeira paciente aguardava há mais de um ano pelo atendimento, que não estava disponível na rede pública do estado.
O acesso ambulatorial ao ecodoppler transcraniano permite que os médicos investiguem causas de acidentes vasculares cerebrais (AVC), realizem prevenção primária de AVC em crianças com a anemia falciforme, entre outros benefícios. O equipamento foi adquirido com recursos de pesquisas, e já era utilizado em pacientes internados. Agora, após uma etapa de acertos administrativos junto à regulação, ele passa a ser usado sistematicamente para os atendimentos de pacientes ambulatoriais do SUS.
”Foi um momento muito satisfatório para toda equipe. Há anos trabalhávamos para ter um ambulatório dedicado a estes exames e agora conseguimos”, comenta a neurologista Angélica Dal Pizzol, que liderou o processo em conjunto com os médicos Andrea de Almeida e Lucas Cabral. A coordenação é da professora Sheila Martins e do chefe do Serviço de Neurologia do HCPA, professor Artur Schuh.