Gestão e Qualidade | 7 de maio de 2019

Hapvida compra Grupo São Francisco por 1,26 bilhão de dólares

Acordo deve ser anunciado na terça, dia 7 de maio
Hapvida compra Grupo São Francisco por 1,26 bilhão de dólares

A Hapvida Participações e Investimentos SA chegou a um acordo para adquirir o grupo rival São Francisco Saúde por 5 bilhões de reais (1,26 bilhão de dólares), conforme informou o site Brazil Journal, replicado por Valor e Reuters na sequência.

Já o site Money Times destaca que a aquisição marca a entrada da Hapvida no interior de São Paulo e nas regiões Centro-Oeste. O Grupo São Francisco tem 1,8 milhão de clientes, sendo 1 milhão de planos odontológicos e 800 mil em saúde. Somente no interior de São Paulo, a empresa tem 600 mil clientes.

A aquisição será majoritariamente efetuada em dinheiro, com apenas 5% do valor a ser pago em ações aos acionistas da São Francisco. De acordo com o Brazil Journal, a Hapvida vai pagar R$ 3 bilhões que tem em caixa e o restante será com emissão de dívida. A Hapvida deve anunciar o acordo ainda nesta terça-feira, dia 7.

Hapvida

Hoje presidida por Jorge Pinheiro F. de Lima, a Hapvida Saúde atua desde 1979, quando o médico oncologista Cândido Pinheiro de Lima lançou o Hospital Antônio Prudente, considerado um dos mais importantes de Fortaleza (Ceará). Na sequência, o doutor Cândido criou o plano de Hapvida Saúde. Após, foram inauguradas a Clínica de Diagnóstico Vida& Imagem, o Laboratório Antônio Prudente e as Hapclínicas.

Com mais de 40 anos de história e uma estratégia focada na verticalização dos serviços médico-hospitalares, o Sistema Hapvida atende mais de 4 milhões de clientes em todo o território nacional.

O foco de sua atuação é oferecer planos de saúdes mais acessíveis para um público que não quer depender do SUS.

Segundo informações da própria Hapvida, a instituição hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, com a maior rede de atendimento próprio, uma das duas maiores operadoras com capital próprio e genuinamente nacional e a terceira maior do País, em número de beneficiários.

Atualmente, são 27 hospitais, 78 Hapclínicas, 20 Prontos Atendimentos, 85 Centros de Diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos nos 12 estados onde a operadora atua com rede própria.

Grupo São Francisco

Com atuação em cinco estados – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás – a instituição oferece planos de saúde individuais, familiares e empresariais.

O Grupo mantém também o Hospital São Francisco, maior hospital particular da região de Ribeirão Preto/SP, a São Francisco Odontologia, uma das maiores operadoras de planos odontológicos do país, a São Francisco Resgate, destaque na prestação de serviço pré-hospitalar rodoviário e a São Francisco Ocupacional, empresa especializada em medicina do trabalho.

Na sua rede de atendimento, composta igualmente por mais de 2 mil serviços credenciados, destacam-se: Hospital São Francisco, Sinhá Junqueira Hospital Materno Infantil, Netto Campello, São Francisco Hospital-Dia, São Francisco Especialidades, São Francisco Fisioterapia, Laboratório São Francisco, entre outros.

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o