Gestão e Qualidade | 7 de maio de 2019

Hapvida compra Grupo São Francisco por 1,26 bilhão de dólares

Acordo deve ser anunciado na terça, dia 7 de maio
Hapvida compra Grupo São Francisco por 1,26 bilhão de dólares

A Hapvida Participações e Investimentos SA chegou a um acordo para adquirir o grupo rival São Francisco Saúde por 5 bilhões de reais (1,26 bilhão de dólares), conforme informou o site Brazil Journal, replicado por Valor e Reuters na sequência.

Já o site Money Times destaca que a aquisição marca a entrada da Hapvida no interior de São Paulo e nas regiões Centro-Oeste. O Grupo São Francisco tem 1,8 milhão de clientes, sendo 1 milhão de planos odontológicos e 800 mil em saúde. Somente no interior de São Paulo, a empresa tem 600 mil clientes.

A aquisição será majoritariamente efetuada em dinheiro, com apenas 5% do valor a ser pago em ações aos acionistas da São Francisco. De acordo com o Brazil Journal, a Hapvida vai pagar R$ 3 bilhões que tem em caixa e o restante será com emissão de dívida. A Hapvida deve anunciar o acordo ainda nesta terça-feira, dia 7.

Hapvida

Hoje presidida por Jorge Pinheiro F. de Lima, a Hapvida Saúde atua desde 1979, quando o médico oncologista Cândido Pinheiro de Lima lançou o Hospital Antônio Prudente, considerado um dos mais importantes de Fortaleza (Ceará). Na sequência, o doutor Cândido criou o plano de Hapvida Saúde. Após, foram inauguradas a Clínica de Diagnóstico Vida& Imagem, o Laboratório Antônio Prudente e as Hapclínicas.

Com mais de 40 anos de história e uma estratégia focada na verticalização dos serviços médico-hospitalares, o Sistema Hapvida atende mais de 4 milhões de clientes em todo o território nacional.

O foco de sua atuação é oferecer planos de saúdes mais acessíveis para um público que não quer depender do SUS.

Segundo informações da própria Hapvida, a instituição hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, com a maior rede de atendimento próprio, uma das duas maiores operadoras com capital próprio e genuinamente nacional e a terceira maior do País, em número de beneficiários.

Atualmente, são 27 hospitais, 78 Hapclínicas, 20 Prontos Atendimentos, 85 Centros de Diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos nos 12 estados onde a operadora atua com rede própria.

Grupo São Francisco

Com atuação em cinco estados – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás – a instituição oferece planos de saúde individuais, familiares e empresariais.

O Grupo mantém também o Hospital São Francisco, maior hospital particular da região de Ribeirão Preto/SP, a São Francisco Odontologia, uma das maiores operadoras de planos odontológicos do país, a São Francisco Resgate, destaque na prestação de serviço pré-hospitalar rodoviário e a São Francisco Ocupacional, empresa especializada em medicina do trabalho.

Na sua rede de atendimento, composta igualmente por mais de 2 mil serviços credenciados, destacam-se: Hospital São Francisco, Sinhá Junqueira Hospital Materno Infantil, Netto Campello, São Francisco Hospital-Dia, São Francisco Especialidades, São Francisco Fisioterapia, Laboratório São Francisco, entre outros.

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição