Gestão e Qualidade | 19 de julho de 2018

Grupo Técnico da FEHOSUL realiza encontro com propostas finalizadas

Soma das reuniões proporcionou a harmonização entre as instituições
Grupo Técnico da FEHOSUL realiza encontro com propostas finalizadas

Um novo encontro do Grupo Técnico de Estudo dos Novos Modelos de Remuneração ocorreu na sede da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), no dia 17 de julho. A reunião é uma iniciativa da FEHOSUL e Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS). O grupo de técnicos foi designado pelos dirigentes dos hospitais integrantes dos respectivos quadros sociais. Ocorreram três encontros em julho (as outras reuniões ocorreram nos dias 4 e 11 de julho).  No dia 16 de março, houve a primeira reunião do Grupo Técnico em 2018.

Cada instituição reviu cálculos estabelecidos na reunião anterior e trouxe os estudos com cálculos de números definitivos sobre o modelo de remuneração. Os cálculos trazidos foram baseados dentro do que foi estabelecido nos encontros anteriores do Grupo Técnico, ou seja, valorizando a prestação de serviços e não recaindo percentuais significativos de remuneração sobre os insumos.

De acordo com o diretor executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, a soma das reuniões proporcionou a harmonização entre as instituições do Grupo Técnico frente às variadas complexidades que cada uma possui, os diferentes perfis (e os recursos que cada uma dispõe) e os tipos de atendimento que cada instituição oferece. O diretor executivo ressaltou que o Grupo Técnico conseguiu chegar a valores muito aproximados, que já permite estabelecer consensos – tanto para a área hospitalar quanto ambulatorial.

Dr. Flávio Borges Diretor Executivo FEHOSUL

Dr. Flávio Borges Diretor Executivo FEHOSUL

 

“Dentro do Grupo Técnico, nós fizemos agrupamentos entre as insitituições e também conseguimos projetar, fazer prospecção e simulações que garantem que estes nossos estudos são realmente consistentes. Ou seja, os novos modelos de remuneração não devem causar perdas em relação ao atual modelo. Garantindo que não ocorra nenhum prejuízo. O novo modelo de remuneração, com os estudos feitos, pode ser inovador e apresentar melhorias, inclusive na própria assistência à saúde”, enfatizou Borges.

O estudo deve receber contribuições estratégicas, políticas e legais, em apreciação da alta direção das entidades que representam o setor.  Se houver a necessidade, o Grupo Técnico será convocado para uma nova reunião, de acordo com o que os dirigentes apontarem – a reunião com os dirigentes para a apresentação dos estudos ocorrerá no dia 18 de julho, na sede da FEHOSUL.

Grupo Técnico FEHOSUL

Grupo Técnico FEHOSUL

 

Participaram as seguintes instituições: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Mãe de Deus, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUCRS e Instituto de Cardiologia (todos de Porto Alegre), Hospital de Caridade de Erechim, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta).

VEJA TAMBÉM