Gestão e Qualidade | 28 de setembro de 2022

Grupo Pardini lança marketplace B2B para toda atender empresas de saúde do país

"Além de encontrar em uma mesma plataforma virtual a maior parte dos produtos necessários para laboratórios, clínicas, pequenos hospitais e farmacêuticas, o cliente consegue melhores preços, faturamento integrado, prazo para pagamento, rastreabilidade e agilidade na entrega", explica o diretor de negócios Lab–to–Lab do Grupo, Fernando Ramos
Grupo Pardini lança marketplace B2B para toda atender empresas de saúde do país

Os mais de 60 anos de história, sendo 25 como parceiro de milhares de laboratórios em todo o Brasil, e todo o know how criado nesse tempo, impulsionou o Grupo Pardini a criar a Pardis Distribuidora – um shopping virtual da saúde que vai ampliar e facilitar o acesso à saúde de qualidade a todos os cantos do país.

Conhecendo bem a realidade de uma empresa de análises clínicas e acompanhando de perto a evolução dos pequenos e médios prestadores de serviços de saúde, a plataforma digital foi pensada para fazer a distribuição de produtos e serviços para negócios de Saúde, em especial, laboratórios. Trata-se de um marketplace que tem o objetivo de ser “one stop shop” e facilitar a jornada de compra das empresas da saúde (laboratórios, clínicas, hospitais, etc). Nela, será possível comprar produtos e serviços diretamente do Grupo Pardini ou também dezenas de fabricantes, distribuidores e representantes nacionais e internacionais.

A partir do endereço pardis.com.br o usuário terá acesso a milhares de produtos como kits de coleta, reagentes, equipamentos para operação e de proteção individual, materiais de pós-analítico, produtos alimentícios e de limpeza, uniformes, cursos e treinamentos, papelaria personalizada, mobiliários, entre outros. O portfólio está em evolução; a cada semana, novos produtos são incorporados à plataforma.

 A Pardis começou durante a pandemia da Covid-19, com a distribuição de testes rápidos para laboratórios e empresas parceiras. Aos poucos, novos produtos e serviços foram incorporados à plataforma. Na fase experimental, foram processados mais de 7 mil pedidos para 2,2 mil laboratórios, em 1 mil cidades brasileiras, com faturamento superior a R$ 30 milhões. Mais de 60% dos clientes fizeram mais de uma compra. Os resultados estimularam o Pardini a implantar duas novas fases do projeto, qualificando-o como um novo negócio da companhia. A partir de agora, a Pardis passa a atender não apenas os 6,8 mil laboratórios parceiros do Pardini, mas todas as empresas de saúde do país, em especial as pequenas e médias.


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Um dos diferenciais da Pardis é o uso da estrutura logística que já atende ao Grupo Pardini. São mais de 2 mil municípios acessados diariamente, além dos mais de 100 pontos de apoio e 390 rotas. Para isso, foi construído um Centro de Distribuição específico para suprimentos junto ao Núcleo Técnico Operacional, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outros quatro CDs estão mapeados e serão implantados em breve para atender as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, podendo ou não utilizar as estruturas já existentes do Pardini no Pará, Fortaleza, Santa Catarina e Goiás.

Com a Pardis, o Grupo Pardini fortalece sua estratégia de ser um provedor de soluções de tudo o que um laboratório precisa, o one stop shop. Já fazem parte do portfólio de soluções da companhia a realização de mais de 8 mil tipos de exames, também chamado de apoio laboratorial, além da realização de consultorias e treinamentos.

Segundo o diretor de negócios Lab–to–Lab do Grupo Pardini, Fernando Ramos, análises realizadas durante o processo de implantação da Pardis mostraram que, apesar da digitalização, na maior parte das empresas de saúde de pequeno e médio porte a compra de insumos continua sendo analógica. Ou seja, mantém-se uma cultura de cotação de preços feita por e-mail, telefone ou WhatsApp, além da necessidade de manutenção de estoque e múltiplos fornecedores.

“A plataforma da Pardis surge como uma opção digital, com praticidade em todo o processo. Além de encontrar em uma mesma plataforma virtual a maior parte dos produtos necessários para laboratórios, clínicas, pequenos hospitais e farmacêuticas, o cliente consegue melhores preços, faturamento integrado, prazo para pagamento, rastreabilidade e agilidade na entrega. Sem falar na segurança de poder contar com diversos produtos homologados pela área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Pardini”, explicou o executivo.

pardis b2b

Do Market Share ao Share of Wallet

O Grupo Pardini quer se consolidar como o principal parceiro para a operação de laboratórios do país, reforçando sua importância enquanto infraestrutura diagnóstica. Sua estratégia está pautada no atendimento a toda a cadeia de operação de um laboratório, do atendimento à liberação do resultado, passando pela coleta, transporte de amostras, processamento dos exames e consultoria científica. A Pardis é mais um elo dessa construção, com foco que vai além dos laboratórios.

Enquanto modelo de negócios, a Pardis faz parte de uma estratégia para aumentar a participação do Pardini nos laboratórios. Pesquisas internas apontam que a terceirização de exames representa, em média, 13% das despesas de um laboratório pequeno ou médio. Ao viabilizar tudo o que um laboratório precisa, o Pardini fortalece seu relacionamento, seu faturamento e, consequentemente, sua relevância.

Essa inovação no modelo de negócios só é possível porque o Pardini atua nas duas pontas do negócio, tanto com o apoio laboratorial quanto com as suas mais de 180 unidades próprias de atendimento, em diversas regiões do país. O Pardini conhece a realidade dos laboratórios e está conseguindo criar, com empatia e foco no cliente, um novo modelo de negócios que beneficia toda a cadeia. “O laboratório de prototipação da Pardis são as próprias empresas do Grupo Pardini”, destaca Fernando Ramos.

Para ele, a Pardis é só o início de uma estratégia profunda de posicionar o Pardini como principal parceiro para a operação de laboratórios no Brasil.  “A partir do momento em que temos uma relação mais profunda com o cliente, deixamos de ter uma relação transacional, mas sim de parceria”, comenta o diretor de negócios lab-to-lab, Fernando Ramos.


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Reinvenção no modelo Lab-to-Lab

Nos últimos cinco anos, o Grupo Pardini vem investindo fortemente na reestruturação de sua unidade de negócios Lab-to-Lab. Apesar dos resultados expressivos e crescentes, a companhia acredita que há potencial de crescimento para além da mera terceirização de exames.

Mais de uma dezena de projetos estratégicos estão em andamento, visando fortalecer novos elos na cadeia de atendimento B2B. Dentre eles estão a evolução do modelo comercial, o aproveitamento de sinergias de negócios, oportunidades de cross selling e parcerias.

Saiba quais são as vantagens que a Pardis oferece para empresas de saúde (laboratórios, hospitais, clínicas, consultórios e outros: 

Plataforma única de compra


Preços competitivos


Reduz necessidade de estoque


Descontos no checkout, para clientes que já possuem parceria nos serviços de apoio realizados pelo Pardini


Agilidade na entrega, a partir da estrutura logística do Pardini


Diversos produtos previamente validados pela área de P&D do Pardini


Agilidade na cotação e compra – não precisa esperar ou ter que cobrar o envio por fornecedores


Garantia de estoque


Mais opções de compra


Negociações com os melhores fabricantes nacionais e internacionais


Compra direta (sem representantes)

 



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