Grupo Exímio transforma gestão hospitalar no México com modelo inovador
"Estamos implantando uma gestão hospitalar sólida e sustentável, garantindo mais eficiência na operação e qualidade no atendimento ao paciente. O impacto positivo já pode ser percebido em toda a rede MAC", destaca Bruno Pinto, VP de Hospitais no Grupo MAC.
O Grupo Exímio, empresa brasileira especializada na transformação de negócios hospitalares através de gestão, implementou seu modelo de governança estratégica no Grupo MAC, uma das maiores redes de hospitais do México, que recebeu investimentos da General Atlantic. O modelo de gestão Exímio já está gerando resultados significativos na eficiência operacional e financeira do grupo mexicano. Em poucos meses, a nova estrutura resultou em uma economia de mais de 20,6 milhões de pesos em compras e insumos médicos, além de um aumento de 30% na conversão de emergências em internações, o que otimiza a ocupação de leitos e melhora a previsibilidade assistencial.
O modelo de gestão, desenvolvido pela Exímio, fortaleceu a integração das equipes assistenciais e aprimorou os protocolos de segurança do paciente. Essa estrutura inclui a criação de Safety Huddles – reuniões diárias que permitem uma resposta ágil a riscos assistenciais – e a formação do Comitê de Qualidade Assistencial, responsável pelo monitoramento de indicadores críticos como taxa de infecção e tempo de internação e a padronização de protocolos clínicos. Essas melhorias asseguram que as práticas mais eficientes sejam aplicadas de forma uniforme em toda a rede, resultando em decisões mais rápidas e fundamentadas em evidências.
Os efeitos do novo modelo são evidentes nos indicadores operacionais e financeiros. Em apenas seis meses, o Grupo MAC registrou mais de 2.224 internações adicionais, além de 200 admissões na UTI para tratamento de sepse. A otimização dos leitos resultou em um aumento de 30% na conversão de emergências em internações, enquanto o tempo de faturamento foi reduzido em três dias, acelerando o fluxo de caixa.
A gestão financeira também foi fortalecida com a redução de desperdícios e a otimização da cadeia de suprimentos. A revisão de preços de materiais e medicamentos gerou um impacto positivo de 47,7 milhões de pesos, enquanto a reestruturação de contratos e serviços hospitalares resultou em economia de 5,65 milhões de pesos. A reformulação do fluxo de faturamento, por sua vez, elevou a taxa de conversão de contas de 95% para 102%.
Um modelo de excelência para o setor hospitalar
A parceria entre o Grupo Exímio e o Grupo MAC representa um marco na expansão da empresa brasileira na América Latina. Os próximos passos dessa colaboração incluem a ampliação da governança clínica em todas as unidades, o uso intensificado de inteligência de dados para otimização de processos e o desenvolvimento de novos projetos para aprimorar a experiência do paciente e o relacionamento com operadoras de saúde.
“Estamos implantando uma gestão hospitalar sólida e sustentável, garantindo mais eficiência na operação e qualidade no atendimento ao paciente. O impacto positivo já pode ser percebido em toda a rede MAC”, destaca Bruno Pinto, VP de Hospitais no Grupo MAC.
Sobre o desenvolvimento do modelo de governança, Bruno Barreto, Diretor LATAM da Exímio, destacou: “A criação desse modelo demandou uma integração profunda entre as equipes corporativas e hospitalares. O engajamento de mais de 150 profissionais e a implementação de sete programas estratégicos, com um total de 203 projetos, evidenciam o compromisso da MAC na implantação do modelo de gestão da Exímio com a excelência e a sustentabilidade do setor hospitalar”.
Exímio
O Grupo Exímio é um ecossistema de gestão hospitalar que oferece um portfólio completo de soluções para alavancar resultados dos hospitais. O negócio é estruturado em três frentes: unidades assistenciais (front office), setores de apoio (back office) e serviços médicos.
Com atuação em quatro regiões do Brasil, o grupo está presente também em México e Equador.
Segundo a empresa, o trabalho da Exímio é diferenciado por participar efetivamente de todos os processos dentro de uma rede hospitalar, usando intensamente dados para alavancar o modelo de gestão e a performance médica dentro do segmento de serviços médicos – característica que a difere das demais empresas do setor. A atuação na gestão melhora o resultado operacional, seja nas principais linhas de receita – unidades assistenciais – ou nas linhas de custo – suprimentos, mão de obra, OPME e faturamento. Sua missão é promover a eficiência no segmento hospitalar por meio do seu modelo de gestão.
Foto: Hospital Mac Aguascalientes Norte