Gestão e Qualidade | 26 de janeiro de 2016

GHC qualifica assistência nos leitos de retaguarda da emergência

Implantação de equipes de referência multidisciplinares, plano terapêutico singular e gestão da clínica
GHC qualifica assistência nos leitos de retaguarda da emergência

A atuação integrada no posto de enfermagem 4º B1, uma iniciativa das gerências de Internação e de Pacientes Externos do Hospital Conceição e do Núcleo Interno de Regulação (NIR), está qualificando a atenção aos pacientes dessa unidade. O local abriga os 27 leitos de retaguarda da emergência, ou seja, os destinados a pacientes que entram na emergência com indicação de internação e que preenchem critérios para esse tipo de leito.

Há dois meses, foi iniciado um processo de qualificação do cuidado que tem, entre as ações, a implantação de equipe de referência multidisciplinar, com médico, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e profissionais do Programa de Atenção Domiciliar (PAD), atuando juntos na assistência a cada paciente. É destacada também a parceria da Gerência de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (SADTs) para a realização mais ágil dos exames, resultando em uma rotatividade maior de leitos. A medida é piloto e a ideia é expandi-la para outras enfermarias.

Outra ação é a implantação do plano terapêutico singular, que contém a avaliação multidisciplinar. Essa ferramenta é preenchida e utilizada de forma integrada pelas equipes da emergência, da internação e do NIR. Além disso, foi implementada a gestão da clínica, que prevê olhar para o paciente de forma global, ou seja, não somente as questões fisiológicas, mas também econômicas, sociais, etc.

Um plano de alta qualificado também foi implementado, pensando inclusive no pós-alta, daí a importância da participação da equipe do PAD. Por meio da ferramenta Kanban, é identificado o status de cada paciente, quer dizer, a situação em que se encontra e as pendências para sua alta. De posse dessas informações, as equipes se agilizam para a resolução de cada caso.

Os rounds, que também são multidisciplinares, ocorrem para agilizar os processos. São quatro rounds por semana, realizados por duas equipes, onde são discutidos cada caso, verificada a situação dos pacientes, a melhor conduta e a previsão de alta. Para a médica internista Denise Klaus, responsável por uma das equipes, a maior proximidade com as outras especialidades melhora o atendimento ao paciente, agilizando a assistência e diminuindo o tempo de internação.

Conforme o gerente de Internação do Hospital Conceição, Fernando Anschau, os resultados dessa experiência são promissores. “Conseguimos reduzir o tempo de permanência desses pacientes de 7,4 dias para 6,1 dias, com tendência de queda. Além disso, a iniciativa também está garantindo acesso a 37 pacientes a mais por mês no setor”, revela.

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