Gestão e Qualidade | 11 de março de 2021

GHC informa a reabertura da Emergência e a chegada de 174 novas camas hospitalares

Novidades foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (11)
GHC informa a reabertura da Emergência e a chegada de 174 novas camas hospitalares

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) informou na quinta-feira (11) a reabertura da Emergência do Hospital Conceição, priorizando os casos graves. No mesmo dia, a instituição hospitalar divulgou que recebeu 174 novas camas hospitalares, ao custo de R$ 3,7 milhões. O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, comemorou a chegada das camas: “em boa hora para o enfretamento da pandemia”.

Reabertura da Emergência

Na tarde do quinta-feira, a diretoria do GHC divulgou nota informando a reabertura da Emergência do Hospital Conceição, priorizando os casos graves. Conforme o Grupo, devido ao aumento dos casos graves de Covid-19 registrado nas últimas semanas, a Emergência do Hospital Conceição teve que ser readequada para receber esses pacientes, sendo transformada em uma Unidade Intermediária de Terapia Intensiva, alocando, para isso, os equipamentos necessários. Foram modificadas as salas vermelha e laranja para receber os casos graves, com suporte ventilatório (respiradores), monitores, bombas de infusão e diálise. São 48 leitos para atender pacientes com a Covid na Emergência do Hospital Conceição.

Nesta semana, a lotação do serviço atingiu o seu ápice, não conseguindo aceitar pacientes graves que estão em observação nos Pronto Atendimentos de Porto Alegre. Nas últimas 24hs, chegaram à Emergência cerca de 90 pessoas por demanda espontânea. 40 pacientes em estado grave, com ventilação mecânica, mais 23 pacientes necessitando de oxigenação por máscara, que poderiam evoluir para ventilação mecânica. “Quadro este que levou o setor a atender com restrição máxima, recebendo somente pacientes graves trazidos pelo Samu. Essa medida possibilitou a reorganização e estabilização da ocupação da emergência. Por isso, foi possível a retomada do atendimento nesta tarde”, diz o GHC.

O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, destacou o “reconhecimento da Diretoria aos profissionais de saúde do Grupo, a quem agradece pelo empenho e dedicação neste momento crítico que estamos vivendo.”

Novas camas hospitalares

Também na tarde do dia 11, novas camas hospitalares importadas – que fazem parte do plano de modernização da instituição – chegaram ao Hospital. Ao todo, 174 camas foram adquiridas, sedo 19 para pessoas com obesidade, e serão destinadas aos hospitais do Grupo.

camas ghc_camas ghc

Segundo Cláudio Oliveira, “as camas chegam em boa hora para o enfrentamento da pandemia”. Além de Oliveira, também estiveram presentes o diretor administrativo e financeiro, Moises Prevedello e o engenheiro de manutenção biomédica, Aramis Malinki Argenta.

Serão disponibilizadas 150 camas hospitalares para o Hospital Conceição, 19 para o Hospital Cristo Redentor e cinco para o Hospital Fêmina. O valor investido foi de R$ 3,7 milhões.

Com informações e fotos GHC. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM