Gestão e Qualidade | 16 de agosto de 2021

GHC atualiza situação após identificação de surto no Hospital Conceição

"Estamos observando uma estabilização dos casos, sem novas áreas de surtos afetadas nos últimos dias", diz epidemiologista Ivana Varella
GHC atualiza situação após identificação de surto no Hospital Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre confirmou mais três óbitos e um total de 110 casos confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) em virtude de surto identificado no Hospital Conceição. Com os dados desta segunda-feira (16) – que incluem dados de sábado e domingo -, a instituição contabiliza desde o dia 4, dez mortes. São 75 pacientes e 35 colaboradores infectados até o momento. Dos pacientes infectados, 47 (62,7%) completaram o programa vacinal (duas doses ou dose única). Entre os colaboradores, 29 estão vacinados (82,9%). Não foi registrado morte entre os colaboradores. 

A epidemiologista Ivana dos Santos Varella, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, destaca que há um tendência de estabilização. “Estamos observando uma estabilização dos casos, sem novas áreas de surtos afetadas nos últimos dias. Tivemos um grande pico de identificação de casos entre os dias 4 e 10 de agosto, com 12 amostras positivas em pacientes em um único dia. Entre os colaboradores, o pico de deu os dias 6 e 9 de agosto. Estamos em uma fase de estabilização e intensificaremos as testagens. O surto será considerado encerrado quando não houver aparecimento de novos casos entre um período de 14 dias.”

O diretor presidente Claudio Oliveira anunciou a ampliação das testagens. “Vale ressaltar que temos tido mais resultados negativos do que positivos entre os colaboradores. Hoje, são mais de 720 testados até o momento. Vamos intensificar ainda mais a testagem, alcançando uma contingente de cerca de 1.100 profissionais de saúde.”

GHC 160821

A variante Delta já possui transmissão comunitária em quatro unidades da Federação

Como em outros países, a variante Delta se alastra pela América do Sul. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES/RJ) já considera o Estado como “epicentro da variante delta no país”. A pasta estuda a ativação de leitos. Além do RS e RJ, mais dois estados já possuem transmissão comunitária da variante Delta, o Distrito Federal e o Paraná. 

Recomendações e alertas

Na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PA) emitiram nota técnica e alerta com recomendações sobre o avanço do número de casos de infecções e internações, possivelmente causadas pela variante Delta. No dia 11, a SES/RS divulgou novo documento com mais recomendações

A diretora do Cevs/RS, Cynthia Molina Bastos, destaca os cuidados a serem seguidos para a população. “Não minimizar os sintomas evita com que seja necessário ter novos fechamentos e restrições”, explica. Para isso, segue a recomendação que toda pessoa com sintomas gripais (pelo menos dois entre os sintomas de febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e diarreia) seja testada e isolada enquanto estiver sintomática.

Cynthia acrescenta ainda que as medidas independem da pessoa ser ou não vacinada. “As vacinas foram desenvolvidas para termos menos casos graves e óbitos, mas diminuir não é 100% e ainda há pessoas que, de acordo com sua condição, mesmo após a vacina, podem adoecer ou até não ter sintomas e transmitir o vírus”, completa.

HCPA

Na quarta-feira (11), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) identificou surto de Covid-19 em área administrativa. Em nota o HCPA informou que desde a última segunda-feira (9), foi observado aumento da procura de funcionários pelo Serviço de Medicina Ocupacional com sintomas respiratórios. “A partir daí, localizou-se um surto em área administrativa do hospital, envolvendo, até o momento, oito funcionários com teste positivo para Covid-19.” Na quinta-feira (12), o número de infectados era o mesmo. Porém, novas medidas de segurança foram anunciadas, principalmente em relação às visitas. Na sexta-feira (13), a situação se manteve a mesma, sem novas infecção identificadas.

Hospitais de Canoas cancelam visitas

A partir desta segunda-feira (16) as visitas aos pacientes internados no Hospital Universitário de Canoas (HU) e no Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC) em Canoas (RS) estarão suspensas por tempo indeterminado. As restrições também alteram a rotina dos acompanhantes. Saiba mais aqui. 

Matérias relacionadas

Hospital de Clínicas de Porto Alegre identifica surto de Covid-19 em área administrativa

Surto no Hospital Conceição chega a 89 infectados e cinco mortes

Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações

 



VEJA TAMBÉM