Gestão e Qualidade | 23 de setembro de 2019

Fundo de investimentos Kinea adquire participação na Panvel

O mesmo fundo, comandado pelo Itaú, adquiriu fatia do Centro Clínico Gaúcho em maio
Fundo Kinea do Itaú Unibanco adquire participação no Grupo que comanda a Panvel

Após adquirir fatia minoritária do Centro Clínico Gaúcho (CCG), operadora de plano de saúde verticalizada do Rio Grande do Sul, por cerca de R$ 150 milhões, no mês de maio, a Kinea, gestora de private equity do Itaú Unibanco, anunciou no dia 23, que passa a ter 10,56% do capital social do Grupo Dimed, que controla a drogaria Panvel. 

Líder de mercado no RS, com market share superior 37%, possui percentuais superiores a 10% em Santa Catarina e no Paraná. Nos últimos anos abriu unidades em São Paulo.

Fontes do mercado, estimam que a operação possa alcançar o valor de R$ 200 milhões de reais.


Assinada por Antônio Carlos Tocchetto Napp, Diretor de Relação com Investidores da Dimed, a nota relevante emitida ao mercado com data do dia 20 (sexta-feira), explica que “[n]esta data, os Fundos e o Kinea FIP celebraram Contrato de Compra e Venda de Ações (“Contrato”), por meio do qual os Fundos comprometeram-se a alienar ao Kinea FIP, e o Kinea FIP comprometeu-se a adquirir dos Fundos, 330.508 ações ordinárias e 146.439 ações preferenciais de emissão da Dimed S/A Distribuição de Medicamentos (“Companhia”) de titularidade dos Fundos, representativas, nesta data, de 8,13% das ações ordinárias, 32,58% das ações preferenciais e 10,56% do capital social total da Companhia (“Ações” e “Operação”, respectivamente)…”


Leia a nota aqui.

Grupo Dimed: Dimed Distribuidora, Panvel e Lifar

A rede Panvel Farmácias foi fundada em 1973, a partir da união das redes de drogarias Panitz e Velgos. Antes mesmo desta união, em 1967 as duas redes haviam criado uma central de compras e distribuição de medicamentos, a Dimed Distribuidora de Medicamentos Ltda. O Grupo mantém ainda a empresa Lifar, laboratório que atua no desenvolvimento e fabricação de cosméticos – para a própria Panvel e outras drogarias -, além de medicamentos e alimentos.

A rede Panvel Farmácias, possui atualmente mais de 5 mil colaboradores e mais de 400 lojas distribuídas por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Rio Grande do Sul e o Paraná são os estados mais importantes em termos de vendas e participação de mercado para a Panvel, empresa comandada pelas famílias Mottin, Weber e Pizzatto.

A empresa faturou em 2018, cerca de 2,6 bilhões de reais. Mais de 80% da receita do Grupo é proveniente do varejo de medicamentos, seguido pelas receitas da Dimed distribuidora e uma pequena parte oriundas do laboratório Lifar.

 

 

VEJA TAMBÉM

covid-19

Hospital Moinhos, Gerdau, Ipiranga e Grupo Zaffari entregam em tempo recorde novo hospital SUS

O novo Centro de Tratamento de Combate ao novo coronavírus (Covid-19), construído de forma anexa ao Hospital Independência, em Porto Alegre (RS), pelas empresas Gerdau, Ipiranga, Hospital Moinhos de Vento e o Grupo Zaffari, em parceria com a Prefeitura de capital Gaúcha, será entregue nesta quinta-feira (28/05), em tempo recorde na história da construção hospitalar no Brasil: apenas 30 dias.

Hospital Mãe de Deus estabelece novas rotinas para garantir atendimento seguro a todos os seus pacientes

A pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) fez com que diversas rotinas fossem alteradas em todo o mundo. Na área da saúde, uma das consequências sentidas globalmente, foi a suspensão das cirurgias eletivas e de consultas, com impactos negativos para o caixa dos hospitais, e igualmente para a saúde dos pacientes. A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos

ESPECIAL: Hospitais adotam novas rotinas para garantir a segurança de seus pacientes e a sustentabilidade das instituições

A pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) fez com que diversas rotinas fossem alteradas em todo o mundo. Na área da saúde, uma das consequências visíveis foi a suspensão das cirurgias eletivas e de consultas, com impactos para o caixa dos hospitais, mas também, para os pacientes. Segundo a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de