Fundo de investimentos Kinea adquire participação na Panvel
O mesmo fundo, comandado pelo Itaú, adquiriu fatia do Centro Clínico Gaúcho em maioApós adquirir fatia minoritária do Centro Clínico Gaúcho (CCG), operadora de plano de saúde verticalizada do Rio Grande do Sul, por cerca de R$ 150 milhões, no mês de maio, a Kinea, gestora de private equity do Itaú Unibanco, anunciou no dia 23, que passa a ter 10,56% do capital social do Grupo Dimed, que controla a drogaria Panvel.
Líder de mercado no RS, com market share superior 37%, possui percentuais superiores a 10% em Santa Catarina e no Paraná. Nos últimos anos abriu unidades em São Paulo.
Fontes do mercado, estimam que a operação possa alcançar o valor de R$ 200 milhões de reais.
Assinada por Antônio Carlos Tocchetto Napp, Diretor de Relação com Investidores da Dimed, a nota relevante emitida ao mercado com data do dia 20 (sexta-feira), explica que “[n]esta data, os Fundos e o Kinea FIP celebraram Contrato de Compra e Venda de Ações (“Contrato”), por meio do qual os Fundos comprometeram-se a alienar ao Kinea FIP, e o Kinea FIP comprometeu-se a adquirir dos Fundos, 330.508 ações ordinárias e 146.439 ações preferenciais de emissão da Dimed S/A Distribuição de Medicamentos (“Companhia”) de titularidade dos Fundos, representativas, nesta data, de 8,13% das ações ordinárias, 32,58% das ações preferenciais e 10,56% do capital social total da Companhia (“Ações” e “Operação”, respectivamente)…”
Leia a nota aqui.
Grupo Dimed: Dimed Distribuidora, Panvel e Lifar
A rede Panvel Farmácias foi fundada em 1973, a partir da união das redes de drogarias Panitz e Velgos. Antes mesmo desta união, em 1967 as duas redes haviam criado uma central de compras e distribuição de medicamentos, a Dimed Distribuidora de Medicamentos Ltda. O Grupo mantém ainda a empresa Lifar, laboratório que atua no desenvolvimento e fabricação de cosméticos – para a própria Panvel e outras drogarias -, além de medicamentos e alimentos.
A rede Panvel Farmácias, possui atualmente mais de 5 mil colaboradores e mais de 400 lojas distribuídas por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Rio Grande do Sul e o Paraná são os estados mais importantes em termos de vendas e participação de mercado para a Panvel, empresa comandada pelas famílias Mottin, Weber e Pizzatto.
A empresa faturou em 2018, cerca de 2,6 bilhões de reais. Mais de 80% da receita do Grupo é proveniente do varejo de medicamentos, seguido pelas receitas da Dimed distribuidora e uma pequena parte oriundas do laboratório Lifar.