Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 20 de julho de 2016

Fórum RH da Fehosul define temas a serem abordados no segundo semestre

Indicadores e novas pautas foram assuntos da primeira edição sob coordenação de José Antônio Carvalho da Costa
Fórum RH da Fehosul define temas a serem abordados no segundo semestre

Os temas que serão debatidos no tradicional Fórum RH, promovido pelo Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul) no segundo semestre de 2016, foram definidos no encontro do dia 18 de julho, na sede da Fasaúde, em Porto Alegre. Na primeira atividade sob o comando do novo coordenador, José Antônio Carvalho da Costa, gerente de RH no Hospital Ernesto Dornelles, foram revisados os assuntos já abordados nas últimas atividades e analisados indicadores de qualidade das instituições de saúde do Estado.

Apresentado oficialmente no Fórum RH do mês de junho, o novo coordenador aproveitou o encontro para reavaliar os tópicos mais relevantes do setor. “Trabalhamos os indicadores, em uma análise conjunta dos números apresentados pelas instituições, e fizemos comparativos”, explicou José Antônio Carvalho da Costa. Os presentes discutiram os seguintes indicadores:

Índice de absenteísmo

Turnover

Aproveitamento interno

Taxa de efetivação em período de contrato

Prazo médio de preenchimento de vagas

Efetivo médio

Horas de treinamento para funcionários – educação continuada

Acidente de trabalho total por efetivo médio

Investimentos na educação corporativa

Investimentos totais em educação corporativa

Obs.: Os números revelados pelas instituições, vale ressaltar, estão protegidos por acordo de confidencialidade, sendo avaliados apenas internamente.

“Além dos indicadores, a ideia também era debater o ano de 2015 do Fórum RH e propor o restante da programação do ano, no segundo semestre. Consideramos importante, também, rever o tema do e-Social, tirando as últimas dúvidas dos participantes”. O projeto federal, ainda sem prazo definido para implantação no setor saúde, é um assunto recorrente no Fórum RH.

“As edições restantes de 2016 focarão em assuntos como desenvolvimento e envolvimento de lideranças, coaching, e também vamos fazer novas avaliações dos indicadores de qualidade”, comentou a gerente de relacionamento com o mercado da Fehosul, administradora hospitalar Shirlei Gazave.

Estiveram presentes representantes das seguintes instituições:
Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre), Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta), Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), Hospital Divina Providência (Porto Alegre), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital São Lucas da PUCRS (Porto Alegre), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre), Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Diaglaser (Porto Alegre), Clínica São José (Porto Alegre), Oncologia Centenário (São Leopoldo).
Forum_RH_18_7

Fórum RH ocorre mensalmente

Forum_RH_José_Antônio_Carvalho_ da_Costa

José Antônio Carvalho da Costa, gerente de RH no Hospital Ernesto Dornelles e coordenador do Fórum RH Fehosul

VEJA TAMBÉM

Proposta do I Simpósio Nacional de Doenças de Pele ganha espaço na Câmara Federal e pretende garantir direitos a pacientes

O I Simpósio Nacional “O Cenário das Doenças Crônicas de Pele no Brasil”, realizado recentemente e de forma híbrida, marcou o lançamento de mais um projeto da ONG Psoríase Brasil, o Doenças de Pele Brasil (DPB). A iniciativa busca ampliar a atuação da instituição no enfrentamento às doenças crônicas e imunomediadas da pele, como o Vitiligo, Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea, Hidradenite Supurativa e Doença Psoriásica.
04 de julho, às 16h

“Encontro Juntos” do Hospital Moinhos de Vento aborda mitos e verdades sobre acupuntura

O Hospital Moinhos de Vento disponibiliza acupuntura para as pacientes do Núcleo Mama Moinhos e, em breve, esse serviço será expandido para todos que são atendidos na Oncologia. Com o objetivo de esclarecer a técnica para pacientes, familiares, rede de apoio e, também, para o público em geral, o assunto será pauta da edição de

Hospital Cristo Redentor inaugura nova Unidade de Internação de Traumatologia e Ortopedia

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, a Unidade de Internação de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Cristo Redentor (HCR), instituição integrante do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A obra teve início em agosto de 2020 e contou com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Com área total de 1.520 metros quadrados, a reforma da unidade