Geral | 14 de junho de 2013

FEHOSUL participa de reunião na Ajuris sobre o IPE-Saúde

Encontro busca auxiliar na solução de problemas e demandas pendentes
FEHOSUL participa de reunião na Ajuris sobre o IPE-Saúde

A Associação dos Juízes do RS (Ajuris) convidou a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL) para para tratar da relação do IPE-Saúde com os prestadores de serviços. O presidente da Associação, Pio Giovani Dresch, coordenou o encontro ocorrido nesta semana, e que contou com representantes das entidades que integram o Grupo Paritário do IPE (FEHOSUL, Federação das Santas Casas, AHRGS, Amrigs, Cremers e Simers). Estiveram também presentes o Diretor Médico do IPE, Antônio de Pádua; seu assessor, Paulo Leal e representantes de entidades sindicais de servidores públicos que integram o movimento União Gaúcha.

O objetivo do encontro era motivar uma interação entre os prestadores de serviços institucionais (hospitais, clínicas e laboratórios) e médicos com o IPE-Saúde, e superar o momento delicado na relação entre as instituições. A reunião foi agendada após o presidente da Ajuris receber uma cópia da notificação extrajudicial protocolada em cartório, na qual os integrantes do Grupo Paritário pedem ao Ipergs soluções imediatas para todas as questões pendentes, uma delas remontando a 2005.

“O objetivo da reunião foi positivo mas, infelizmente, mais uma vez, não foi apresentada nenhuma novidade para os integrantes do Grupo Paritário. O que fica de bom desse encontro é que nosso movimento do Dia de Alerta, em 22 de maio, está surtindo os primeiros resultados de alertar a sociedade sobre os problemas do IPE-Saúde”, declarou o Diretor Executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, que representou a entidade na reunião.

Diante do que foi apresentado no encontro, o presidente da Ajuris propôs uma nova reunião para a próxima segunda-feira, 17, desta vez na sede do IPE, para que todos os participantes possam, em conjunto, elaborar um cronograma para solucionar as pendências que constam na notificação extrajudicial, como a CBHPM; CMED; reajustes anuais e as glosas 2005-2012.

A Fehosul participará desta nova  tentativa de composição, embora esteja muito cética quanto aos seus resultados. Iniciativa anterior, que foi patrocinada pelo presidente da Assembléia Legislativa, médico Pedro Westphalen, com a participação do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Pestana, justamente centrada em cronograma viável, redundou infrutífera face a inapetência da Direção do Ipergs em solucionar a questão.

VEJA TAMBÉM