Política | 19 de janeiro de 2015

FEHOSUL e Sindihospa se reúnem com o Secretário de Transportes

Encontro com Pedro Westphalen tratou de ação conjunta para reduzir morbidade e mortalidade por causas externas
Presidentes da FEHOSUL e Sindihospa se reúnem com o Secretário de Transportes

Na manhã de 16 de janeiro o presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer, ao lado do presidente do Sindihospa, economista Fernando Torelly, tiveram uma reunião com o novo Secretário Estadual de Transportes e Mobilidade, o médico Pedro Westphalen, que também é vice-presidente da FEHOSUL. O encontro serviu para tratar de medidas conjuntas, visando a melhoria da saúde no Rio Grande do Sul.

Ao receber os dirigentes, o secretário disse se sentir “confortado com o apoio da categoria”. O presidente da FEHOSUL revelou que foi sugerida “uma ação transversal envolvendo as secretarias de Transporte, Segurança Pública e de Saúde, para combater um grave problema, principalmente em metrópoles e nas estradas: a morbidade e mortalidade por acidentes de trânsito”, destacou o presidente da FEHOSUL.

Durante a reunião, foi tratada a criação de um programa conjunto, integrado pelas 3 secretarias, que deverá ser coordenado por Pedro Westphalen. O secretário destacou o papel fundamental das entidades nesse processo, que visa reduzir óbitos e acidentes graves antes mesmo de que os pacientes cheguem aos hospitais.

No Brasil, o índice de mortalidade de motociclistas, por exemplo, é de 5,49 mortos por 10 mil veículos, número acima do dobro do índice de mortalidade entre ocupantes de automóveis (1,97). Em 2012, foram registradas mais de 16,2 mil mortes de motociclistas, muito além das 3,1 vítimas em 2001.

VEJA TAMBÉM