Gestão e Qualidade | 12 de julho de 2013

FEHOSUL e Sindihospa realizam validação do estudo de custos hospitalares

Encontro entre entidades avaliou a estrutura do cálculo que ajudará na negociação entre hospitais e operadoras
FEHOSUL e Sindihospa realizam validação do estudo de custos hospital

Foi realizada nesta semana, na sede da FEHOSUL, a reunião para validação final da estrutura de cálculo do Índice de Custos Hospitalares (ICH) das instituições do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes o presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio Allgayer, o presidente do Sindihospa, adm.  Leomar Bammann, entidades promotoras do estudo, técnicos do Núcleo de Pesquisa Econômica Aplicada do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) da UFRGS que apresentaram o material, além de colaboradores da FEHOSUL e Sindihospa.

A estrutura final para o cálculo do ICH contou com dados enviados por 13 instituições hospitalares gaúchas, da Capital e do Interior, e está agrupada em nove macro grupos setoriais e 585 ítens. As entidades envolvidas na elaboração do índice preparam-se para divulgar, até o final de julho, os números referentes ao primeiro semestre de 2013.

O ICH oferece às instituições um instrumento eficaz de gestão e, ao mesmo tempo, de negociação. Os dados apontam a inflação específica da área da saúde, especialmente no segmento dos estabelecimentos, a partir de informações técnicas precisas, que mostram a realidade do setor, independentemente de índices oficiais ou genéricos.

O índice tem extrema utilidade para nortear reajustes periódicos e anuais no atendimento da Instrução Normativa (IN) 49, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define os critérios de reajuste dos contratos entre as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços médico-odontológico-hospitalares e laboratoriais. A IN 49 entra em vigor a partir de 12 de agosto.

VEJA TAMBÉM