Gestão e Qualidade | 7 de fevereiro de 2014

Fehosul e Ipergs definem implantação do Teste NAT

IPE-SAÚDE confirma pagamento aos bancos de sangue conveniados, a partir do dia 10
IPE-Saúde atrasa pagamentos aos hospitais e demais estabelecimentos de saúde

Na manhã desta quinta-feira, 6, o Grupo de Hemoterapia da FEHOSUL liderado pelo diretor-executivo, dr. Flávio Borges, esteve no Ipergs para importante reunião. O tema tratado com o diretor médico, dr. Antônio de Pádua, e a equipe de assessores da Instituição, foi a implantação do Teste NAT.

A reunião versou sobre a adoção do teste de amplificação dos ácidos nucléicos para detecção de HIV e hepatites em doadores de sangue. O Teste NAT está legislado em todo o território nacional e é obrigatório a partir da próxima segunda-feira, 10.

Dr. Antônio de Pádua apresentou a posição do IPE-Saúde, concordando com a adoção, e confirmando que os testes serão remunerados a partir da data em que entra em vigor, nos termos de Portaria do Ministério da Saúde e resolução da ANVISA.  Permanece em negociação, ainda, a precificação dos testes e nova reunião foi agendada para o dia 19 de fevereiro, visando a finalização das negociações sobre o tema.

O Grupo de Hemoterapia que compareceu a reunião esteve composto pela presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro, Dra. Ana Zimmermann; pela Dra. Beatriz de Oliveira, do Grupo Fleury/Hospital Moinhos de Vento; Dra. Roberta Lazzaretti, do Hemovale de Taquari; e Dr. Dário de Lima Brum, do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Redução da Janela Imunológica

A grande vantagem do NAT em relação aos demais testes é a redução da janela imunológica – período em que os anticorpos não são detectados. No caso do HIV, ela cai de 22 para 8 dias. Para identificar a Hepatite B, este mesmo período diminui de 60 para 10 dias; e para a Hepatite tipo C, a redução é de 70 para 10 dias. Esta redução significa maior segurança para pacientes e profissionais de saúde.

VEJA TAMBÉM