Estatísticas e Análises | 8 de setembro de 2017

FDA aprova primeiro medicamento pediátrico para hipertensão pulmonar congênita

Bosentana chegará ao mercado norte americano no quarto trimestre de 2017
FDA aprova primeiro medicamento pediátrico para hipertensão pulmonar congênita

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos Food and Drug Administration (FDA) aprovou o medicamento bosentan (Actelion Pharmaceuticals) para crianças de 3 anos ou mais com hipertensão arterial pulmonar idiopática ou congênita.

Este é o primeiro medicamento aprovado pela FDA para crianças com esse tipo de hipertensão. A droga estará disponível em um novo comprimido de 32 mg para permitir o ajuste de dose com base em peso para pacientes mais jovens. Ele pode ser disperso em uma colher de chá de água antes de ser administrado oralmente.

Gary Palmer, médico e vice-presidente sênior de medicina da Actelion Pharmaceuticals,  divulgou um comunicado para a imprensa. “A Actelion se concentrou nas necessidades da comunidade, uma vez que a Tracleer, nosso primeiro tratamento para a hipertensão, já havia sido aprovada em 2001”, conta.

Ele também enfatizou a importância de ter opções para o tratamento. “Estamos satisfeitos por nosso portfólio de tratamentos continuar a crescer e os pacientes pediátricos terem agora uma opção de tratamento aprovada pela FDA disponível”, afirma.

Bosentan é um antagonista do receptor de endotelina indicado para o tratamento de adultos com hipertensão pulmonar para melhorar a capacidade de exercício e reduzir a piora clínica. Endotelina ocorre naturalmente no corpo e está envolvida na circulação sanguínea, em grande quantidade, pode apertar os vasos sanguíneos, reduzir o fluxo sanguíneo e fazer com que o coração trabalhe de forma menos eficaz. Bosentan bloqueia os efeitos do excesso de endotelina.

Além das doses existentes de 62,5 e 125 mg para adultos, espera-se que os comprimidos de 32 mg estejam disponíveis já no quarto trimestre de 2017.

Brasil

No Brasil, o medicamento já é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e produzido pela Actelion Pharmaceuticals do Brasil. Entretanto, o produto ainda é encontrado apenas nas apresentações para adultos de 62,5 e 125 mg.

VEJA TAMBÉM