Mundo | 12 de maio de 2014

FDA aprova o Zontivity, que reduz o risco de ataque cardíaco e derrame

Medicamento da Merck é indicado para pacientes de alto risco
FDA aprova o Zontivity, que reduz o risco de ataque cardíaco e derrame

O órgão regulador dos EUA, Food and Drug Administration (FDA), aprovou no dia 8 de maio o Zontivity (vorapaxar). O medicamento fabricado pela Merck Sharp & Dohme  reduz o risco de ataque cardíaco, AVC, morte cardiovascular e necessidade de procedimentos para restaurar o fluxo sanguíneo para o coração em pacientes com histórico de ataque cardíaco ou bloqueios arteriais de membros inferiores.

O comprimido é o primeiro de uma nova classe de medicamentos chamados de antagonista seletivo do receptor ativado por protease-1 (PAR-1). Trata-se de um agente antiplaquetário que diminui a tendência das plaquetas de se agregarem para formar coágulo de sangue.

No entanto o Zontivity, bem como outros inibidores de coagulação, aumenta o risco de hemorragia, sendo o sangramento a reação adversa mais comum relatada pelos seus usuários. O fármaco não deve ser utilizado em pessoas que tiveram AVC, ataque isquêmico transitório ou sangramento cerebral.

Em um ensaio clínico com mais de 25 mil participantes, o remédio foi adicionado a outros agentes antiplaquetários (como aspirina e clopidogrel). O estudo que apoiou a aprovação da medicação mostrou que o Zontivity reduziu o risco de ataque cardíaco, derrame e morte cardiovascular de 9,5% para 7,9% ao longo de um período de três anos.

O medicamento ainda não está disponível no Brasil.

 

VEJA TAMBÉM