Gestão e Qualidade, Mundo | 12 de janeiro de 2024

Pharma e ESG: Pesquisa da PatientView analisa reputação da indústria farmacêutica sob a perspectiva do paciente

Estudo analisou as opiniões de 832 grupos de pacientes de todo o mundo.
Pesquisa da PatientView analisa reputação da indústria farmacêutica sob a perspectiva do paciente

Os fatores “Ambientais, Sociais e de Governação” (ESG) têm, nas últimas décadas, sido cada vez mais utilizados juntamente com os resultados financeiros como medida do desempenho empresarial. A indústria farmacêutica, no entanto, é tradicionalmente conhecida por ter um desempenho pior do que outras indústrias em muitas das métricas associadas às boas práticas em ESG. A indústria farmacêutica mantém uma reputação geralmente baixa em termos de sustentabilidade, em particular.

Para testar a reputação da indústria farmacêutica no ESG, a PatientView tem conduzido, nos últimos dois anos, uma pesquisa anual com grupos de pacientes em todo o mundo. A pesquisa visa coletar as opiniões dos pacientes sobre as práticas ESG das empresas farmacêuticas. A última pesquisa PatientView ESG, realizada entre julho e outubro de 2023, recebeu respostas de 832 grupos de pacientes interessados no assunto ESG e farmacêutico. Os grupos de pacientes entrevistados cobriram 173 áreas terapêuticas de 79 países (mais detalhes sobre os perfis dos entrevistados estão disponíveis no final deste e-mail). O tamanho e a amplitude da resposta do grupo de pacientes à pesquisa ESG de 2023 da PatientView refletem a crescente conscientização e importância do ESG para os grupos de pacientes que interagem com a indústria farmacêutica (e para os pacientes que esses grupos de pacientes representam).


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


O questionário ESG 2023 foi criado com o apoio de grupos de pacientes e do setor farmacêutico. O estudo explorou o feedback do grupo de pacientes sobre os seguintes tópicos relacionados ao ESG:

A importância das metas ESG da indústria farmacêutica para os grupos de pacientes (e para os pacientes que esses grupos de pacientes representam).


A importância de ter a opinião dos pacientes nas estratégias ESG da indústria farmacêutica.


O que a indústria farmacêutica deveria fazer em ‘E’, em ‘S’ e em ‘G’ – tudo sob o ponto de vista do paciente.

O questionário foi traduzido para 21 idiomas e distribuído on-line para grupos de pacientes. A PatientView também convidou diversas empresas farmacêuticas para compartilharem suas atividades ESG com o estudo: AbbVie; Bayer; Boehringer Ingelheim; Gilead Sciences; Merck KGaA / EMD Serono; Pfizer; e ViiV Healthcare.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


O QUE DIZEM OS GRUPOS DE PACIENTES QUE RESPONDEM À PESQUISA ESG DE 2023 DA PATIENTVIEW

ESG – embora seja um foco relativamente novo para a indústria farmacêutica – já é importante para a maioria dos pacientes e grupos de pacientes. A grande maioria dos 832 grupos de pacientes que responderam à pesquisa ESG de 2023 confirma que o impacto da indústria farmacêutica no ESG é importante ou muito importante.

Quão importantes são os seguintes itens para a sua organização de pacientes?

% do total de respostas

PATIENTVIEW 1

Quão importantes são os seguintes itens para os pacientes que sua organização representa?

% do total de respostas

PATIENTVIEW 2

PATIENTVIEW 3jpg

A maioria dos grupos de pacientes que responderam à pesquisa ESG de 2023 afirmam que consideram o desempenho de uma empresa farmacêutica em E, em S ou em G antes de decidir se devem estabelecer um relacionamento com a empresa.

  • 90% dos 52 grupos de pacientes com HIV/AIDS que responderam à pesquisa ESG de 2023 “sempre” ou “às vezes” consideram o desempenho social (‘S’) de uma empresa farmacêutica ao decidir se devem formar um relacionamento com a empresa, e 85% o farão em função do seu desempenho em governança («G»). Os resultados da pesquisa com os grupos de pacientes com HIV/AIDS refletem provavelmente a longa tradição de ativismo no sector das ONG sobre HIV/AIDS.

  • 67% dos 42 grupos de pacientes com alergias e doenças respiratórias que responderam à pesquisa ESG de 2023 “sempre” ou “às vezes” consideram os esforços de uma empresa farmacêutica para proteger o meio ambiente (‘E’) ao decidir se devem formar um relacionamento com a empresa.

  • 73% dos 78 grupos de pacientes de países latino-americanos que responderam à pesquisa ESG de 2023 “sempre” zu “às vezes” consideram o desempenho social (‘S’) de uma empresa farmacêutica ao decidir se devem estabelecer um relacionamento com a empresa.

  • Para alguns grupos de pacientes, o uso de ESG como medida da solidez corporativa só pode ser atualmente uma aspiração. Como observa um grupo de pacientes com doenças raras sediado no Reino Unido: “Operamos no espaço das doenças raras, por isso não podemos nos dar ao luxo de escolher quando se trata de trabalhar com empresas”. No entanto, 45% dos 128 grupos de pacientes com doenças raras que responderam à pesquisa ESG de 2023 ainda tentam considerar o desempenho social de uma empresa (‘S’) antes de decidir se devem estabelecer uma relação com a empresa.

Os pacientes e grupos de pacientes estão interessados no desempenho da indústria farmacêutica em ESG porque consideram que muitos dos seus próprios objetivos de longo prazo estão intimamente ligados às atividades ESG da indústria farmacêutica.

“Nossa Associação (ACBG Brasil) é signatária do ‘Movimento Nacional Catarinense pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ desde 2020. Neste período, a associação tem feito melhorias no tratamento do tema ESG, a fim de entender o escopo de ESG e os impactos positivos e negativos do ESG e, em particular, o valor partilhado que pode ser produzido através de projetos ESG. Enquanto associação de doentes oncológicos, especializada em cancro da cabeça e pescoço, os nossos voluntários acreditam que a saúde é um dos fatores-chave a considerar quando se procura construir uma sociedade mais sustentável.”

Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), Brasil


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


“As questões ambientais, sociais e de responsabilização são críticas para o futuro do nosso planeta, da nossa espécie e do local onde vivemos.”

Grupo regional de pacientes com HIV/AIDS e hepatite, Reino Unido


“Os padrões, a ética e a integridade nas empresas farmacêuticas são muito importantes, porque são as bases para trabalhos de pesquisa de alta qualidade, credibilidade e qualidade científica e estudos clínicos melhor elaborados. A maior probabilidade resultante de aprovação do produto poderia beneficiar diretamente a qualidade de vida dos nossos membros através de novos tratamentos.”

Grupo nacional de doentes com doenças raras, Eslovenia


Grupos de pacientes querem fazer parte dos processos de tomada de decisão ESG da indústria farmacêutica. Mais da metade (52%) dos grupos de pacientes que responderam à pesquisa ESG de 2023 afirmam que suas organizações defendem uma maior inclusão de grupos de pacientes nos processos de tomada de decisão ESG da indústria farmacêutica (outros 21% dizem que gostariam de realizar tal defesa). Os grupos de pacientes com competências geográficas internacionais são os mais ativos neste aspecto (63% estão atualmente envolvidos neste tipo de advocacy). Apenas 8% dos grupos de pacientes que responderam ao inquérito ESG de 2023 afirmam que consideram que a questão dos grupos de pacientes que participam nos processos de tomada de decisão ESG da indústria farmacêutica não é uma preocupação para os pacientes que representam.

PATIENTVIEW 4

Os grupos de pacientes consideram a indústria farmacêutica ineficaz na comunicação das suas atividades ESG aos grupos de pacientes. Apenas 16% dos grupos de pacientes que responderam à pesquisa ESG de 2023 afirmam que “todas” ou “a maioria” das empresas farmacêuticas são eficazes nessa comunicação.

PERFIL DOS GRUPOS DE PACIENTES ENTREVISTADOS

Áreas de terapias Localização geográfica

% de respondentes % de respondentes

PATIENTVIEW 5

Na nota enviada à imprensa, a PatientView agradece aos grupos de pacientes participantes e às empresas farmacêuticas participantes, pelas suas contribuições para o estudo ‘Pharma and ESG 2023’. A organização espera que as conclusões do estudo possam ser de interesse para qualquer órgão corporativo, público ou profissional que pretenda desenvolver e refinar políticas ESG de impacto positivo na perspectiva dos pacientes.

PatientView

Ao longo das últimas duas décadas, a PatientView, sediada no Reino Unido, realizou pesquisas regulares baseadas em evidências sobre as diferentes perspectivas das organizações de pacientes em todo o mundo. PatientView possui alcance únicoentre as organizações de pacientes (com até 40.000 desses grupos de pacientes na rede informal do PatientView).

 

 

 



VEJA TAMBÉM