Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 6 de julho de 2022

Farmácia Clínica do Tacchini adota inteligência artificial para ampliar segurança do paciente

O sistema se integra aos dados dos hospitais e indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar
Farmácia Clínica do Tacchini adota inteligência artificial para ampliar segurança do paciente

Os hospitais do Tacchini Sistema de Saúde são os primeiros da serra gaúcha a utilizarem uma plataforma de inteligência artificial que auxilia a farmácia clínica na tomada de decisões do dia a dia. O sistema se integra aos dados do hospital e indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.

Disponível tanto no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, quanto no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, o sistema conhecido como NoHarm é responsável por realizar uma série de ações que tem como objetivo final impor barreiras de segurança extra nos atendimentos e, ao mesmo tempo, tornar as ações ainda mais ágeis, beneficiando o paciente.

Entre os recursos oferecidos pela ferramenta estão os alertas para relações medicamentosas, (incompatibilidades, duplicidades e reatividades cruzadas) e prescrições fora do padrão (detectando possíveis erros de dosagem, dosagem/kg e frequência). Além disso, o sistema também oferece um gráfico de evolução personalizado para cada exame, destacando alterações que podem gerar impacto na saúde do paciente.

A ferramenta utiliza ainda inteligência artificial em textos clínicos, destacando informações importantes das evoluções dos profissionais de saúde, como eventos adversos, condutas, doenças e sintomas. Além disso, ela extrai das evoluções informações como sinais, alergias, peso, altura e se o paciente está realizando diálise.


PUBLICIDADE
banner_setor_saude_-_600x313px_2

Agilidade

O sistema ainda oferece uma série de vantagens com o intuito de agilizar o trabalho na farmácia clínica. Uma delas é a tela de priorização. Com ela é possível filtrar as prescrições por setor ou medicamentos e é possível ordená-las por exames alterados, por quantidade de alertas da inteligência artificial, por número de medicamentos nunca validados e pelo escore global.

O NoHarm disponibiliza ainda diversos relatórios dos indicadores de Farmácia Clínica. O Relatório Geral apresenta o total e o percentual de prescrições ou itens avaliados, além do total e o percentual de intervenções aceitas. Também é possível gerar outros relatórios específicos, que ajudam os profissionais na execução do seu trabalho diário.

 



VEJA TAMBÉM